17 de Out de 2019

Desde o início desta semana o site oficial da Câmara Municipal de Apucarana (www.apucarana.pr.leg.br) tem uma nova ferramenta para os internautas: é o VLibras - tradutor automático da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais. A ferramenta, tem como objetivo ampliar o acesso de pessoas com deficiência auditiva às informações disponíveis por meio de recursos computacionais (internet, e-mail, documentos diversos, aplicativos, livros digitais etc.).

“Estamos mais uma vez inovando e procurando aumentar a acessibilidade aos internautas. Todo o conteúdo do nosso site pode ser verificado e acessado através da plataforma VLibras”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Apucarana, professor Luciano Molina.

A atualização do site da Câmara de Apucarana, que implicou na instalação do VLibras, foi feita pelo diretor do departamento de Tecnologia da Informação, Ivan Lúcio Garcia. “O VLibras é um programa de parceria entre o Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e Universidade Federal da Paraíba”, detalhou Ivan. “Uma ferramenta útil, importante e que vem somar”, completou.

A Suíte VLibras consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) para a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas. A ferramenta já é usada em outros portais legislativos, como na Câmara Municipal de São Paulo.

Programa

O VLibras é uma ferramenta essencial para o acesso e a inclusão digital das pessoas com deficiência auditiva usuárias da Libras e proporciona significativos benefícios, como os que se seguem:

a) atendimento à legislação vigente, ao garantir a usabilidade e a acessibilidade a todas as pessoas, independentemente das ferramentas utilizadas e de suas limitações individuais;

b) aumento do número de usuários da Internet;

c) melhoria na qualidade do acesso web, ao oferecer informação, conhecimento e meios de comunicação e expressão a todas as pessoas, com igualdade de condições; 

d) melhoria da qualidade de vida, empregabilidade, autonomia e inclusão social das pessoas com deficiência.

Na verdade, trata-se aqui de um projeto com grande impacto social que busca atingir um objetivo muito maior, qual seja, o de solucionar definitivamente a questão da acessibilidade digital no País para esse segmento da população brasileira.

Como funciona

O VLibras é uma suíte de ferramentas utilizadas na tradução automática do Português para a Língua Brasileira de Sinais. É possível utilizar essas ferramentas tanto no computador Desktop quanto em smartphones e tablets.

Veja o vídeo e saiba mais sobre a plataforma: http://www.vlibras.gov.br/

Acesse matérias e outros conteúdos no nosso site utilizando o VLibras www.apucarana.pr.leg.br

 

 

 

 

 

Fonte:https://tnonline.uol.com.br/