19 de Abr de 2024

olho

Ontem foi celebrado o Dia Mundial da Saúde Ocular. É uma data que tem o intuito de alertar sobre a importância do cuidado com os olhos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), oito de cada dez casos de perda de visão poderiam ser evitados, se detectados precocemente. Como conhecimento é a melhor forma de prevenção, em tempos em que informações duvidosas são compartilhadas via aplicativos e o "Dr. Google" é consultado a todo momento, sem que se saiba se as informações são verídicas, o Grupo Opty, que reúne diversas clínicas oftalmológias espalhadas pelo Brasil, preparou uma cartilha com mitos e verdades respondidos por médicos especialistas que dedicam seu trabalho a alertar, prevenir e cuidar da saúde dos olhos de inúmeros pacientes.

Dra. Milena Chibana, que atende em São Paulo, por exemplo, responde se cenoura realmente faz bem para a visão. Confira essa pílula de conhecimento:

"A cenoura, de fato, contém nutrientes que ajudam na saúde ocular. É um alimento rico em betacaroteno, precursor da vitamina A, além de outros nutrientes, como C, B2 e B3. Uma xícara de cenoura picada fornece a dose diária recomendada de vitamina A para adultos. Mas é importante destacar que o consumo de cenoura, isoladamente, não faz a visão melhorar. Uma alimentação equilibrada, diversificada e bem colorida, aliada à proteção dos seus olhos contra a radiação UV e a consulta anual ao oftalmologista, são os cuidados que fazem a diferença quando o assunto é a visão".

Para ter acesso ao conteúdo completo, visite o site do Grupo Opty (www.opty.com.br) ou as redes sociais dos hospitais de olhos participantes.

Fonte: assessoria de comunicação do Grupo Opty