19 de Abr de 2024

doencas oculares pressao ocular 1

Uma das principais doenças causadoras de cegueira reversível no mundo, a catarata é uma alteração ocular que torna o cristalino opaco. Embora seja uma condição passível de correção com cirurgia, um enorme contingente de pacientes tem receio de buscar o tratamento adequado, sobretudo os idosos. Mas, por que os portadores de catarata preferem enfrentar a cegueira a fazer a cirurgia corretiva? Há uma conjunção de fatores que envolve desde a desinformação sobre a doença e, em especial, sobre a cirurgia à falta de recursos financeiros.

Apesar do alto índice de incidência da doença, a boa notícia é que ela é tratável e pode ser corrigida cirurgicamente, devolvendo a visão aos pacientes, se não houver outros problemas associados. Para quem tem a catarata, a visão nublada dificulta a realização de atividades cotidianas como ler, dirigir o carro, pegar um transporte público ou simplesmente andar na rua. É uma condição que compromete a empregabilidade e a qualidade de vida.

Abaixo os cinco principais mitos sobre a doença:

MITO#1 - É preciso esperar “amadurecer” a catarata para realizar a cirurgia.

O procedimento cirúrgico é indicado sempre que a doença interferir no cotidiano de qualquer pessoa. Antigamente, a cirurgia da catarata era mais complexa, porque envolvia internação, anestesia geral e um pós-operatório restritivo. Nos últimos anos, teve-se um avanço incrível com o uso da tecnologia que tornou o procedimento muito mais seguro para os pacientes; hoje, eles já saem no mesmo dia do hospital.

MITO#2 - A diabetes não é um fator de risco.

A diabetes é uma doença silenciosa que se não for controlada, compromete diferentes órgãos, incluindo o olho. Há diversas pesquisas e estudos, alertando sobre a incidência da catarata em pacientes diabéticos, principalmente pelos altos níveis glicêmicos no sangue.

MITO#3 - Colírios podem curar a catarata.

O tratamento da catarata só é possível por meio da cirurgia. Com uso de anestesia tópica é feito uma pequena incisão no olho, por onde um aparelho – que lembra um canudinho –, irá aspirar o conteúdo da catarata no cristalino. Em seguida, é implantada uma lente intraocular atrás da íris (parte colorida dos olhos). Essa lente intraocular que restabelece a visão dos pacientes pode também ter um grau específico para cada um, permitindo enxergar bem sem o uso dos óculos.

MITO#4 - Apenas idosos são afetados.

A catarata senil faz parte do envelhecimento comum da população. Assim como as pessoas vão ficar com cabelos brancos, elas também terão catarata. Ela é uma realidade e um dia todos terão que fazer a operação corretiva. Existem, no entanto, outros tipos de catarata, como a congênita que se manifesta na infância ou por causas secundárias.

MITO#5 - A catarata pode voltar após a cirurgia.

A catarata é curável. Uma vez substituído o cristalino por uma lente intraocular, a doença não retornará. O que pode ocorrer é um processo de opacidade da cápsula posterior em que se coloca. Para resolver essa situação é recomendado realizar uma espécie de polimento da lente à laser – procedimento realizado no ambulatório, de forma rápida e indolor.

Fonte: Portal Iso Olhos