28 de Mar de 2024

Com as datas comemorativas do mês de junho, como Santo Antônio, São João e São Pedro, que muitas vezes se estendem até o mês de julho, as brincadeiras com fogos são muito comuns, especialmente entre as crianças. Por isso, todo cuidado é pouco. É indispensável supervisioná-las, pois basta um descuido e as consequências podem ser muito ruins para a visão. Mesmo as bombinhas inocentes, os traques de massa e as estrelinhas podem causar lesões, porque são confeccionados com pólvora e outros materiais, cujas faíscas podem atingir os olhos e provocar desde uma sensação de arranhão até uma perfuração ocular. Há casos de lesão ou trauma que evoluem para cegueira.

A atenção também deve ser redobrada quando a meninada fica perto de fogueiras e fogos de artifício de maior porte pois o calor e a fumaça podem causar ardor, queimação, hiperemia (vermelhidão), lacrimejamento e prurido (coceira) nos olhos. Esses sintomas podem evoluir para uma simples irritação até uma conjuntivite. Nesses casos, não se deve permitir que a criança esfregue ou coce os olhos para diminuir o mal-estar, porque isso pode contribuir para piorar o quadro.

Em caso de acidentes, deve-se lavar bem os olhos com água corrente e procurar, imediatamente, uma urgência oftalmológica. A rapidez no socorro é essencial para o sucesso do tratamento. Outra dica é nunca utilizar colírios sem prescrição médica, nem usar remédios caseiros.

Historicamente, nesse período do ano, há um aumento médio de 20% no atendimento da emergência, principalmente, por conta de acidentes decorrentes das festas juninas.

Previna-se. Todo cuidado é necessário.

fogueira_cuidadoolhos

 

 

 

Fonte: Portal Iso Olhos