O mecanismo por trás de uma das principais causas de cegueira foi descoberto, o que poderia resultar em novos tratamentos para a doença que corresponde a cerca de 50% dos deficientes visuais do mundo ocidental.
A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) é causada por uma lesão da mácula - parte da retina na parte posterior do olho - e acredita-se estar ligado a alterações no gene responsável pela proteína CHF do sistema imunológico do organismo.
Para descobrir como a alteração no gene poderia causar a DMRI, o pesquisador Paul Bishop, da Universidade de Manchester, Reino Unido, aplicou a proteína CHF em másculas obtidas de olhos doados. Proteínas alteradas foram incapazes de atingir a mácula, provavelmente como resultado de não serem capazes de se ligar a dois carboidratos específicos.
Se não houver proteína suficiente atrelada à mácula, o sistema imunológico não reconhece o tecido como próprio e irá atacá-lo, afirmou Bishop. "Agora que sabemos o mecanismo, podemos pensar nos tratamentos, como injeção de CHF para a corrente sanguínea", explicou.
Fonte: Revista Galileu