28 de Mar de 2024

Inciativa global Visão & Segurança no Trânsito, destaca a importância da avaliação visual para uma direção segura e será divulgada ao longo do ano

  • Visão deficiente reconhecida como um importante fator de risco para a segurança no trânsito
  • 80% de todas as deficiências visuais podem ser evitadas
  • Estudo mostra que os motoristas na Índia, com resultados inaceitáveis ​​nos testes visuais, tiveram uma taxa de envolvimento de acidente de 81% - isso é 30% maior do que com motoristas com boa visão
  • Parceria de 3 anos entre a Essilor e a FIA para aumentar a conscientização e destacar a importância da inspeção visual para uma direção segura

glasses 1208262 1280

A Essilor, fabricante francesa de lentes oftálmicas para óculos, anuncia a campanha global Visão & Segurança no Trânsito, fruto da parceria de três anos com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA). O objetivo é aumentar a conscientização da população para a importância da saúde ocular e, ainda, encorajar a todos a visitarem o médico oftalmologista para exames regulares, um pilar fundamental para garantir uma direção segura. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 1,25 milhão de pessoas morrem em acidentes de trânsito e mais 50 milhões ficam gravemente feridas em todo o mundo a cada ano.

A visão deficiente é reconhecida como um importante fator de risco para a segurança no trânsito. No entanto, a conscientização pública sobre esse tema continua limitada, sendo esta uma das principais razões para que não se corrijam os problemas visuais em muitas regiões do mundo. A campanha Visão & Segurança no Trânsito será divulgada ao longo do ano, a partir de maio, com vídeos educativos, quiz para alavancar a conscientização e ações por meio do Instituto Ver & Viver (IVV), instituição social da empresa.

"Nossa campanha e ações visam promover o maior cuidado com a visão e estimular a população a procurar o médico oftalmologista regularmente", destaca Guilherme Nogueira, diretor de marketing da Essilor Brasil.

Maio Amarelo

O dia 11 de maio marca o início do movimento Maio Amarelo, mês nacional para a conscientização sobre a segurança no trânsito. A OMS estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade) e 2,4 milhões, em 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos. 

Estudos mostram que 80% de todas as deficiências visuais podem ser evitadas. A conscientização pública é baixa e o acesso a óculos de qualidade continua limitado em muitas regiões do mundo. Além disso, muitos motoristas não estão cientes da necessidade de proteger sua visão do brilho intenso em condições de sol ou durante a condução noturna. Por isso, entendemos a necessidade de levar informação e ajudar a melhorar vidas através da visão.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de comunicação Essilor