23 de Abr de 2024

O oftalmologista Dr. Fernando José de Novelli, especialista em retina clínica e cirúrgica do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, em Joinville, foi premiado em duas das seis categorias do festival de filmes do Congresso Brasileiro de Retina e Vítreo 2019, que seleciona vídeos dos melhores casos da área.

O “Prêmio Joviano de Resende Filho” é referente a casos de inovação. Dr. Novelli foi escolhido por sua atuação em um procedimento cirúrgico realizado em um paciente jovem portador de uma doença familiar pouco frequente, chamada vitreorretinopatia exsudativa, e que apresentava tração retiniana, levando a uma prega macular e consequente perda de visão. Depois de realizar uma cirurgia convencional e retirar as trações, a prega ainda estava presente, por isso, foi injetada uma solução salina balanceada (BSS) abaixo da retina, para, literalmente, desfazer a prega e restabelecer sua anatomia.

Já o “Prêmio Sergio Lustosa da Cunha” é relacionado a técnicas cirúrgicas desafiadoras. O médico recebeu esse reconhecimento devido à solução encontrada em um atendimento relacionado a paciente operado inicialmente de buraco macular, porém sem o seu fechamento. Dessa forma, foi proposta uma cirurgia com o transplante de retina neurossensorial autólogo, uma técnica recentemente publicada e indicada para casos difíceis, refratários ao tratamento primário convencional.

Dr. Novelli disse estar bastante surpreso e feliz pelo reconhecimento. “O mais importante é poder divulgar estas técnicas cirúrgicas, que podem levar a resolução e tratamento destes casos desafiadores, levando ao benefício dos pacientes”, afirma. O oftalmologista já havia ganhado o prêmio de melhor filme educacional em 2018, apresentando uma técnica, desenvolvida e publicada por ele junto ao seu grupo de estudo, para implante de lente intraocular em casos de falta de suporte capsular (net techinique).

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de comunicação do Grupo Opty