19 de Jun de 2019

Há mais de 30 anos inovando no mercado óptico mundial, Essilor lança a lente Blue UV Filter™. Produto é o único no mercado a oferecer proteção dupla contra as luzes nocivas UV e azul-violeta. Lentes permitem a passagem da luz azul-turquesa benéfica, essencial para o bem-estar 

A luz é a força motriz da vida. Nos ajuda a enxergar o mundo e é fundamental para o nosso bem-estar. Sem a luz do sol, não teríamos vida no planeta. Mas quando se trata da saúde, principalmente dos olhos, alguns tipos podem gerar diversos problemas. A Essilor, há mais de 30 anos inovando para proteger os olhos contra as luzes nocivas especificamente, amplia sua gama de lentes ao lançar Blue UV Filter™ resultado de décadas de avanços tecnológicos da empresa. O produto protege o globo ocular dos raios ultravioleta (UV), emitidos pelo sol, e da luz azul-violeta nociva, emitida pelo sol em ambientes externos e também por equipamentos eletrônicos, lâmpadas LED e fluorescentes. 

É essencial proteger os olhos das luzes nocivas UV e azul-violeta e deixar passar a luz azul-turquesa benéfica para regular várias funções biológicas. "Existem dois tipos de luz azul. A azul-turquesa é benéfica e regula o sono e a hora de despertar, além de fazer bem ao humor e à memória. Já a luz azul-violeta nociva causa cansaço visual, dor nos olhos, dor de cabeça e o envelhecimento da retina. Quanto maior for a exposição, maior o risco, por isso, todos precisam se proteger. Trata-se de uma ameaça, como os raios UV e só a lente Blue UV Filter™ é capaz de oferecer dupla proteção contra os raios UV e os azul-violeta nocivos", explica Dr. Milton Ruiz, médico oftalmologista, consultor da Essilor.

A luz azul-violeta nociva:

  • Aumenta o estresse oxidativo
  • Baixa a defesa antioxidante
  • Contribui para a aceleração do envelhecimento e morte das células da retina
  • Situa-se entre 380nm e 455nm, com pico de toxicidade em 435nm (-/+20nm).

A luz azul-turquesa benéfica:

  • Estimula o reflexo pupilar e as partes do cérebro onde a melatonina é produzida
  • É benéfica para nosso bem-estar (performance cognitiva, humor)
  • Regula o nosso ciclo de sono/despertar.

A lente Blue UV Filter™ é composta por moléculas inteligentes, no material da lente, que oferecem proteção dupla:

 Protege até três vezes mais contra a luz azul-violeta nociva do que uma lente padrão e filtra 100% dos raios ultravioleta na face externa. Quando combinada com o antirreflexo Crizal, proporciona também proteção UV na face interna. Tudo isso mantendo uma excelente transparência da lente. Mesmo com tanta proteção, as lentes com Blue UV Filter deixam passar a luz azul-turquesa benéfica, essencial para nosso bem-estar, já que regula o sono e a hora de despertar, ajuda a regular o funcionamento biológico do ritmo cardíaco, estimula as partes do cérebro onde são produzidas substâncias como a melatonina, fazendo bem para o humor e a memória.

"Todo médico oftalmologista quer o melhor para seus pacientes e para si mesmo. Estamos sujeitos aos perigos da luz azul-violeta nociva, seja por meio dos raios ultravioleta (UV) do sol ou pela luz emitida por smartphones, tablets, computadores, lâmpadas de Led e fluorescentes. Isso mostra que a luz azul nociva hoje está presente em todos os ambientes, tornando-se um risco para a saúde ocular", alerta Dr. Ruiz.

Saiba mais

Entendendo as faixas mais tóxicas dos raios UV, conforme a norma ISO 8980-03

O pico tóxico dos raios UV para os olhos foi estabelecido em 310nm, o que está bem correlacionado com os estudos in vitro e in vivo sobre a toxicidade da UV na córnea e no cristalino. Os raios na faixa de 380nm e acima, são considerados 7,5 vezes menos prejudiciais do que raios em 310nm, apesar da exposição ser maior (gráfico).

Portanto, é fundamental bloquear os raios UV situados entre 300nm e 330nm.

 

 

 


Fonte: Assessoria de comunicação Essilor