17 de Out de 2019

b_300_0_16777215_00_https___hypescience.com_wp-content_uploads_2019_04_comparacao-astimagtismo-e-visao-normal.jpg

Duas imagens compartilhadas na internet viralizaram por mostrar a diferença entre a visão de olhos normais e a visão de alguém que tem astigmatismo. A imagem que mostra linhas que se alongam a partir da fonte de luz representa o que uma pessoa com astigmatismo enxerga. No astigmatismo, a córnea, que é a superfície do olho, é ligeiramente mais curva do que no olho normal, e a luz tem vários pontos focais na retina ao invés de ter só um. O olho normal tem tanto a córnea quandt a lente em uma curvatura bastante arredondada, enquanto a curvatura do olho com astigmatismo é mais parecido com o formato de um ovo.

b_300_0_16777215_00_https___hypescience.com_wp-content_uploads_2019_04_astigmatismo-838x320.jpg

 

Há também o astigmatismo lenticular, em que o cristalino é distorcido. Este erro pode existir desde o nascimento ou se desenvolver após uma lesão ocular, doença ou cirurgia. O astigmatismo é mais comum quando combinado com outros erros de refração, como miopia ou hipermetropia. Os erros de refração são o problema mais comum entre pessoas de todas as idades, sendo que 43% dos problemas de visão no mundo são desse tipo. Quem tem astigmatismo pode sofrer com dores de cabeça, desconforto visual e dificuldade em enxergar de noite, especialmente quando o asfalto está molhado e há grande reflexão das luzes dos carros e postes de iluminação pública.

A forma mais comum de tratar os sintomas de desconforto do astigmatismo é com óculos, lentes ou cirurgias para corrigir o erro. Ao ver as imagens, muita gente com astigmatismo ficou surpresa ao descobrir que é possível ver o mundo sem as linhas de luz. Enquanto isso, outras pessoas ficaram sabendo que provavelmente têm astigmatismo ao perceber que elas enxergam essas linhas.

“Eu tenho isso e achava que era assim que a luz era para todo mundo”, disse Benjamin Boysley. “Eu sabia que eu tinha um pouco de astigmatismo, mas não sabia que essas linhas eram por causa disso.”, disse outro usuário da internet. ‘Eu vejo as linhas também e não sabia que tinha astigmatismo. Vocês têm certeza todos não veem a imagem da esquerda?”, questionou outra pessoa.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Hypescience