21 de Abr de 2019

mulheres

No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher, o Instituto de Olhos do Recife faz um alerta as mulheres sobre a importância da prevenção de doenças que afetam os olhos femininos. Segundo uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), duas a cada três pessoas cegas no mundo são mulheres.

As doenças oculares que atingem as mulheres são as mais variadas, mas segundo a oftalmologista Dra. Ana Carolina Collier, a Síndrome do Olho Seco é a principal causa da procura do público feminino ao médico. O Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), também destaca outras síndromes que afetam mais as mulheres do que os homens, são elas: a degeneração macular relacionada à idade, retinopatia diabética, glaucoma e catarata.

A oftalmologista ainda destaca que a procura das pacientes em seu consultório com sintomas da Síndrome do Olho Seco é bem maior entre as mulheres justamente pelas alterações hormonais que o público feminino sofre.

“Uma das principais doenças que atinge as mulheres é a síndrome do olho seco e um dos principais motivos são as alterações hormonais, justamente pela menopausa que ocorre nas mulheres entre os 48 e 51 anos”, explicou a oftalmologista.

A Degeneração Macular Relacionada à idade (DMRI) e a catarata também estão entre as doenças que mais aparecem nas mulheres. Ana Carolina Collier ressalta que é importante que todas as mulheres procurem o oftalmologista desde cedo para evitar complicações relacionadas a idade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de comunicação do Instituto de Olhos do Recife