17 de Ago de 2019

Graves

A principal causa de olhos saltados em adultos jovens é a Oftalmopatia de Graves, uma doença autoimune, quando o sistema imunológico do corpo ataca as células saudáveis, causada pelo ataque de anticorpos aos músculos e à gordura localizados atrás dos olhos. Eles aumentam de tamanho e deslocam o globo ocular para frente, podendo comprometer a visão.

Os anticorpos também atacam a tireoide, glândula localizada no pescoço e responsável por regular órgãos importantes, como coração, cérebro, fígado e rins, provocando uma produção exagerada de hormônio e causando o hipertiroidismo.

Diagnóstico

Como outras inflamações e tumores também podem deixar os olhos saltados, ao notar este sintoma, é crucial consultar um oftalmologista para avaliar as causas e buscar o tratamento adequado. Os principais sintomas do hipertiroidismo são ansiedade, nervosismo, palpitação, tremor e sudorese das mãos. Os sintomas oculares podem aparecer junto ou depois deles.

A avaliação é feita com exames clínicos, de imagem (tomografia computadorizada, ressonância e ultrassonografia ocular) e exames de sangue, para avaliar a função da tireoide.

Tratamentos

Quando há dor e inflamação nos olhos, o oftalmologista pode prescrever alta dosagem de corticoide ou radioterapia orbitária. Em casos mais graves, pode ser indicada uma cirurgia para diminuir a pressão que o músculo provoca sobre o nervo óptico. Também é imprescindível parar de fumar, pois o tabagismo é o principal fator de risco e agravamento da oftalmopatia de Graves.

O tratamento do hipertiroidismo costuma aliviar os sintomas oculares, por isso é essencial fazer o acompanhamento junto com um endocrinologista.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Portal dos Olhos