Tecnologia é sinônimo de conforto e independência para operados de catarata visão borrada, desfocada e sem luminosidade, esses são alguns dos possíveis sintomas da catarata. Conhecida como a doença dos idosos, a catarata é caracterizada pelo opacificação do cristalino (lente dos olhos). Com o passar do tempo essa lente vai perdendo sua transparência, o que deixa os olhos com aparência esbranquiçada. As causas da doença podem ser variadas, mas a mais comum é o envelhecimento natural do ser humano.
Os problemas relacionados à visão comprometem diretamente as atividades diárias e causam desconforto e dependência para quem precisa usar óculos. Mesmo com a cirurgia de catarata, em muitos casos o grau não é totalmente corrigido, principalmente em pessoas que já passaram por cirurgias de miopia, hipermetropia, ou outras doenças na córnea.
Antes das lentes suplementares as correções dos defeitos de refração em pacientes já operados de catarata consistiam basicamente em remover a lente implantada trocando-a por outra mais adequada ou ainda realizar a cirurgia a laser na córnea - procedimentos arriscados. Com esse avanço, é possível suprir os resquícios de grau que não foram corrigidos e diminuir ou eliminar a dependência do uso dos óculos.
A dona de casa Therese Glaser Gutierez, de 80 anos, viu nas lentes suplementares a possibilidade de não depender mais dos óculos. “Passei por cinco médicos, mas ninguém encontrava uma boa solução, até que o médico me sugeriu as lentes suplementares, a cirurgia foi bem tranquila. Hoje, faço minhas atividades normalmente, só uso óculos de perto para leitura”, comemora.
Para o oftalmologista Dr. Pedro Piccoli, as lentes são uma ótima alternativa. “As lentes suplementares vieram de fato para oferecer uma excelente alternativa para muitas situações de refração indesejada após cirurgia da catarata”.
A indicação é que os pacientes que já realizaram a cirurgia de catarata e que desejam implantar as lentes suplementares procurem um profissional habilitado que avalie o histórico e esclareça todas as dúvidas em relação ao procedimento.
- Escrito por José Mulser