26 de Abr de 2024

Glaucoma-DESTAQUEHOME_colirio

É preciso ter muito cuidado com o uso dos colírios. De forma equivocada, muita gente pensa que tais produtos estão livres de efeitos colaterais. Ou ainda sequer conhece a forma correta de aplicação, o que contribui para contaminações.Os colírios devem ser encarados como medicamentos, e sua escolha exige orientação médica. Colírios antibióticos, usados por tempo prolongado, reduzem a resistência imunológica e favorecem o aparecimento de bactérias resistentes. Já os anti-inflamatórios hormonais, com corticoide, podem causar catarata e glaucoma se usados indiscriminadamente.

Sim, é verdade que existem colírios utilizados apenas para lubrificar os olhos, e que portanto são mais inofensivos. Estes colírios são indicados para quem usa lentes de contato ou quem é exposto à poluição, ar condicionado ou fica horas em frente ao computador. Mas até mesmo esses exigem cuidados! O colírio lubrificante, ou lágrima artificial, não traz risco de efeitos colaterais, mas sua fórmula pode conter conservantes que causem alergias, essa informação está no rótulo, mas o ideal é conversar antes com o oftalmologista!

Para tratar irritações causadas por contato com água do mar, da piscina ou de ambientes poluídos, o mais indicado é usar compressas frias com água potável. Não desaparecendo a irritação em dois dias, procure um oftalmologista. Por fim, é importante ressaltar que nenhum colírio deve ser usado sem prescrição e acompanhamento médico.

O uso correto também é fundamental. Para que a substância ativa do medicamento vá em menor quantidade para a corrente sanguínea, afetando a saúde de outros órgãos, basta uma atitude simples: com o dedo indicador oclua o ducto lacrimal na extremidade interna do olho. Este simples cuidado evita alterações cardíacas em casos de uso de colírio vasoconstritor, por exemplo.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Portal Veja para Sempre