28 de Mar de 2024

Problemas de Visao causam tontura

Dor de cabeça, vista embaçada e olho seco são alguns sintomas que geralmente levam as pessoas ao consultório do oftalmologista. Mas episódios de tontura também podem representar alterações na visão. Por isso, vale a pena consultar um oftalmologista. A Dra. Carolina Engelbrecht, oftalmologista, explica como a avaliação pode ajudar a identificar se o desequilíbrio está relacionado à saúde dos olhos.

Quais problemas de visão podem causar tontura? Por quê?

Todas as doenças que afetam a visão podem causar tontura, afinal, o sentido é importante para a percepção do indivíduo no espaço. Qualquer alteração, como a falta ou o uso inadequado de óculos, erros refracionais (miopia, astigmatismo, hipermetropia), catarata, glaucoma, problemas de retina, do movimento dos olhos (estrabismos) e da córnea podem ser gatilhos para essa sensação.

É válido consultar um oftalmologista em caso de tontura? Por quê?

Sim. Com a consulta e a realização de exames oftalmológicos, é possível verificar se o paciente tem alguma alteração ocular capaz de provocar tontura. Obviamente, ela não é um sintoma exclusivo da área oftalmológica, pois existem diversas doenças com essa manifestação. Por isso, avaliações com médicos de outras especialidades, como um otorrinolaringologista e um neurologista, também são recomendadas.

Como é feito o diagnóstico e o tratamento?

Se houver suspeita de que a tontura é desencadeada por problemas visuais, costumamos solicitar a realização de um exame ocular completo, que inclui a avaliação de erros de refração, exame da córnea em lâmpada de fenda, câmara anterior, cristalino, vítreo e retina, além de testes complementares, quando necessário. Dependendo do diagnóstico, indicamos um tratamento para a melhoria dos sintomas, como prescrição de óculos e colírios específicos.

Trocar de óculos ou começar a usar lentes de contato também pode gerar tontura? O que fazer nesses casos?

Sim. No começo do uso dos óculos, principalmente dos multifocais, existe um período de adaptação do cérebro e isso pode causar tontura. Deve-se persistir e aumentar gradativamente o tempo de uso para adaptação. Geralmente, um mês é suficiente. Mas, se o desconforto continuar, o melhor é procurar um oftalmologista.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Portal dos Olhos