14 de Nov de 2018

O equipamento cirúrgico chega para melhorar ainda mais a experiência de médicos e pacientes com a cirurgia oftalmológica

De olho nas inovações do mercado médico, o Instituto de Olhos do Recife (IOR), realizou um investimento da ordem de R$ 630 mil, no equipamento NGENUITY, da Alcon. De última geração, o equipamento com tecnologia 3D é utilizado para melhorar a visualização do olho por parte do cirurgião, em qualquer tipo de cirurgia oftalmológica.

O NGENUITY oferece visualização aprimorada, em três dimensões, como em uma tela de cinema, em alta resolução, profundidade de imagem, claridade e contraste de cor, ao mesmo tempo em que minimiza a exposição do paciente à luz. O equipamento permite ainda uma postura mais adequada dos cirurgiões, podendo reduzir a fadiga durante o procedimento. “Essa é uma vantagem significativa, uma vez que a cirurgia tradicional de vitrectomia pode demorar de 30 minutos a 3 horas”, explica o diretor médico do IOR, Marcelo Valença.

Outro ganho para o Instituto se traduz em termos de ensino, uma vez que as cirurgias em 3D podem ser vistas e acompanhadas por todos, inclusive residentes e fellows da Fundação Ação Visual, braço filantrópico do IOR. “Um residente que assiste a uma cirurgia realizada em 3D consegue perceber a mesma imagem que o cirurgião, com suas reais dificuldades e manobras para sua resolução”, destaca Valença.

Sobre o Ngenuity

O sistema de visualização Ngenuity é um microscópio composto por uma câmera de longo alcance dinâmico (HDR). Com a tecnologia 3D, o cirurgião ganha em termos de visão de profundidade. Utilizando o equipamento também é possível que o médico aumente o zoom ao mesmo tempo em que mantém uma ampla visão do campo. Outra facilidade é a utilização de filtros digitais para personalizar a visualização durante o procedimento, aumentando a imagem das estruturas oculares e camadas de tecido. O equipamento é projetado para utilizar a luz de maneira otimizada durante o procedimento, reduzindo o desconforto.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de comunicação do Instituto de Olhos Recife