22 de Out de 2018

Novidade irá substituir os microscópios tradicionais nos procedimentos oftalmológicos no mundo todo

O Hospital de Olhos (Holhos) de Uberlândia, em Minas Gerais, e o Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro (IORJ) promoverão eventos à classe médica a respeito da chegada da tecnologia 3D à oftalmologia, nos dias 28 e 29 de setembro, respectivamente. O intuito é treinar oftalmologistas de todo o país no manuseio do novo equipamento que promete revolucionar a área, substituindo os microscópios pelos óculos 3D e as telas de alta definição, como nas salas de cinema.

O Holhos de Uberlândia realizará palestra a respeito do assunto, com participação especial do Dr. André Maia, especialista em retina, da Retina Clinic, de São Paulo. O Holhos foi a primeira instituição do estado de Minas Gerais a incorporar a nova tecnologia nas cirurgias oftalmológicas. "Desde que o equipamento chegou a nosso hospital, nunca mais utilizamos o microscópio convencional. Com ele, consigo realizar procedimentos com mais qualidade, visão intraoperatória muito melhor e foco em todas as estruturas do olho ao mesmo tempo", afirma Dr. Magno Ferreira, presidente da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo (SBRV) e organizador do evento na região.

Já o Curso de Cirurgia em 3D – que será realizado no Hospital da Gamboa, no Rio de Janeiro –, será voltado a oftalmologistas e residentes locais e contará com a participação de profissionais com experiência de mais de 200 casos operados por meio da nova tecnologia. Na ocasião, os participantes também acompanharão uma cirurgia ao vivo, realizada pela equipe. O Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro (IORJ) também foi a primeira instituição do Estado a adquirir o novo equipamento. "Um avanço tão importante deve estar ao alcance dos futuros oftalmologistas, por isso, também utilizamos o novo aparelho no aqui no hospital, que tem o ensino como um dos nossos principais objetivos", explica Dr. Nelson Sabrosa, oftalmologista e um dos organizadores do evento no local.

O novo equipamento, chamado Ngenuity®, permite ao cirurgião, em vez de curvar-se ao microscópio como era anteriormente, realizar o procedimento com ganho de visão em clareza e profundidade, com a imagem transmitida por meio de uma câmera de longo alcance, com alta resolução, exibida em uma tela de 55 polegadas, onde é possível ter a visão perfeita do olho operado, resultando no sucesso dos procedimentos e na melhor recuperação dos pacientes. A nova tecnologia também possibilita a menor exposição do olho do paciente à luz, reduzindo a fototoxicidade e resultando em sua melhor recuperação.

O equipamento é fabricado pela Alcon, laboratório oftalmológico, foi aprovado pela Anvisa no fim do ano passado e está sendo incorporado pelas principais instituições do Brasil ao longo de 2018.

Serviço

Ø  Cirurgia de Retina e Catarata com Ngenuity 3D

Quando: 28/09 (sexta-feira), às 19h.

Local: Hospital de Olhos de Uberlândia (Holhos)

Endereço: Av. Marcos de Freitas Costa, 855 | Uberlândia (MG)

Inscrições: (34) 3257 9100 | (34) 99109 0625

Ø  Curso de Cirurgia em 3D

Quando: 29/09 (sábado), às 8h.

Local: Hospital da Gamboa

R. da Gamboa, 303 - Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ

Mais informações: www.iorj.med.br ou pelo telefone (21) 3717-0490

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de comunicação da Alcon