26 de Abr de 2024

As lentes de contato são uma ótima opção para corrigir problemas como miopia, astigmatismo e presbiopia. No entanto, a má utilização ou conservação das lentes pode ocasionar lesões e infecções aos olhos, pois elas acumulam poluição, sujeira, gordura e proteína, além de fungos e bactérias.

O cuidado básico consiste na lavagem e desinfecção das lentes. No entanto, apenas água ou soro fisiológico não são suficientes, pois eles não removem os vírus e bactérias. O tempo seco agrava essa situação, pois aumenta a concentração de impurezas no ar. O correto é utilizar substâncias específicas, receitadas pelo oftalmologista, e que variam de acordo com o material e as especificidades de cada lente.

De acordo com o Dr. Flavio Vilela, oftalmologista do Hospital Medicina dos Olhos, o principal risco é o tempo que se passa com as lentes de contato. “Dormir com as lentes, por exemplo, não causa problemas para a visão. Porém, quanto mais tempo as lentes ficam em contato com os olhos, mais aumentam as chances de uma infecção”. Vilela explica também que é fundamental seguir as instruções de uso e manutenção.

Outro aspecto importante, destaca o médico, é a adaptação das lentes de contato. “As lentes são fabricadas com características gerais, se ajustando a qualquer paciente. No entanto, a adaptação permite que ela seja moldada de acordo com as peculiaridades de cada olho, aumentando o conforto, a segurança e as chances de sucesso do tratamento.

Não há restrições de idade para usar lentes de contato, que podem ser usadas até mesmo por crianças e bebês. Já portadores de olho seco e outras doenças oculares necessitam de uma avaliação médica precisa e
acompanhamento constante, assim como pacientes com diabetes e doenças reumatológicas.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Hospital Medicina dos Olhos