19 de Mar de 2024

            Tabagismo, maus hábitos alimentares, sedentarismo e até predisposição genética podem desencadear diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares. Além de afetar a saúde em geral, essas doenças podem prejudicar a visão, especialmente a retina, camada fina que forra a parte interna do olho, sendo responsável por formar a imagem. No Dia Nacional da Saúde  comemorado neste domingo (05), o oftalmologista Dr. Marcelo Valença, retinólogo do Instituto de Olhos do Recife, alerta que o exame oftalmológico periódico e anual é essencial para prevenir danos à visão. “Pelo fato de muitas doenças não apresentarem sintomas oculares, na fase inicial, consultas e exames preventivos são de suma importância tanto para quem padece dessas doenças, como para a população em geral. Os pacientes devem consultar o oftalmologista ao menos uma vez ao ano”, reforça.

            Segundo Valença, dentre as doenças mais comuns, que podem afetar a retina, estão a hipertensão arterial e o diabetes. A Retinopatia Hipertensiva e a Retinopatia Diabética são as manifestações dessas patologias na retina. “Além do controle periódico da pressão arterial, pacientes hipertensos precisam fazer acompanhamento com o oftalmologista”, explica. Já quem sofre de Retinopatia Diabética, caracterizada por pequenas lesões na retina, deve controlar a glicemia e consultar o oftalmologista periodicamente. Em ambos os casos, o paciente deve realizar o exame de fundo de olho anualmente.

            Alguns tipos de câncer e seus tratamentos, especialmente a radioterapia, também têm consequências adversas para a retina. As metástases, disseminação do câncer, por exemplo, afetam as camadas internas do olho. Já a Retinopatia por Leucemia e a Retinopatia por radiação podem causar danos a essa região do olho. “Além disso, drogas como o tamoxifeno, usado no combate ao câncer de mama, podem acumular-se na retina e causar toxicidade”, explica Valença.

            Doenças reumatológicas, como o lúpus eritematoso sistêmico, podem provocar vasculite, inflamação nos vasos sanguíneos, da retina, e drogas usadas no controle da doença, como a cloroquina e a hidroxicloroquina, também podem causar toxicidade retiniana. Esses são apenas alguns exemplos, pois a lista é muito extensa. 

            Prevenção

            De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), 6,6 milhões de brasileiros possuem deficiência visual e 582 mil são cegos. A OMS, por sua vez, alerta que 60% dos casos de cegueira e deficiência visual poderiam ser evitados em caso de detecção precoce e tratamento adequado. A falta de informação e consultas periódicas ao oftalmologista são as principais causas do aumento de problemas na visão.

            Frente a esse quadro, o retinólogo Marcelo Valença alerta sobre a necessidade dos exames preventivos para a preservação da saúde ocular em geral e da retina. “Muitas doenças oculares, como Glaucoma, Doença Ocular Diabética e Degeneração Macular Relacionada à Idade muitas vezes não têm sintomas no início. Por isso, um exame de fundo de olho anual é a única maneira de detectá-las em estágios precoces”, alerta. Ele lembra ainda que: “fazer exercícios físicos com regularidade e manter uma dieta equilibrada, com aporte adequado de vitaminas, antioxidantes, ômega-3 e luteína, sempre é benéfico para a retina”.

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de comunicação do Instituto de Olhos do Recife