19 de Set de 2018

Entre hoje e 19 de maio, no Transamérica Expo Center, em São Paulo (SP), especialistas do HOBrasil – grupo que reúne clínicas e hospitais oftalmológicos que são referência no País – participam do XVIII Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa, promovido pela Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR/BRASCR). Considerado o terceiro maior congresso de subespecialidade do mundo e o maior do hemisfério sul, o evento reunirá oftalmologistas brasileiros e de outras nacionalidades para discutir os avanços e o futuro das especialidades. Durante os quatro dias de evento, médicos do corpo clínico do grupo coordenarão debates, apresentarão cases e ministrarão palestras.

Dr. Vinícius Coral Ghanem, diretor clínico do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, em Santa Catarina, e especialista em cirurgia refrativa com doutorado pela Universidade de São Paulo (USP), será um dos destaques do HOBrasil durante o congresso. Vinícius coordenará quatro sessões: “Desafios de Superfície Ocular e Infecções”, “Desafios da Cirurgia de Córnea”, “FACO e Casos Especiais 01” – no qual também será palestrante – e “Transplantes Lamelares Anteriores”. O médico ainda apresentará casos clínicos cirúrgicos referentes a cirurgias de catarata e refrativa, participará como debatedor em uma sessão sobre cirurgia refrativa e do Simpósio OF, que abordará o manejo de expectativas e insatisfações quanto a cirurgia de catarata.  

Dr. Emir Amin Ghanem, Dra. Cleusa Coral-Ghanem, Dr. Ramon Coral Ghanem, presidente da Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (SOBLEC) e Dr. Fernando Komatsu, que também integram a equipe do Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem, participarão de mais de dez sessões durante o evento. Técnicas cirúrgicas para catarata, lentes fácicas e refrativas, lentes de contato esclerais e transplantes lamelares são alguns dos temas a serem tratados pelos profissionais.

Já o HCloe – Oftalmologia Especializada, que também pertence ao grupo HOBrasil e está localizado em São Paulo, contará com dois representantes: Dra. Regina Cele, que atuará como instrutora de tubos em glaucoma e palestrante sobre as particularidades dos valvulados, e Dr. José Belúcio, que ministrará uma aula sobre Smile versus PRK nas miopias. O Congresso terá ainda a participação de outros cinco médicos do Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB). Dr. Canrobert Oliveira, fundador e presidente do HOB, está confirmado como discutidor na sessão sobre topo e tomografia de córnea e como palestrante da sessão sobre excelência em Lasik e PRK.

Dr. Takashi Hida, diretor e chefe do setor de catarata do HOB, participará de diversas atividades. O médico irá atuar como coordenador de um evento de cirurgia ao vivo, palestrante no Simpósio sobre “Cirurgia de Catarata à Laser” e organizador do curso internacional “Oftalmo University”. Ele também participará como discutidor nas sessões “Catarata – Técnicas Cirúrgicas”, “Challenging Cases” e “Detalhes que fazem a diferença”, além de apresentar as palestras “FACO na cirurgia de Femtosegundo” e “Casos onde o ORA mudou a LIO ou o eixo programado”.

Já a Dra. Luciene Barbosa de Souza, especialista em córnea e cirurgia refrativa, participará da discussão sobre transplante de limbo e ceratoprotese e transplantes lamelares, além de um painel sobre casos desafiadores relativos a córnea. Dr. André Gustavo Rolim de Araújo e Dr. Guilherme Andrade do Nascimento Rocha completam a equipe de especialistas do HOB no Congresso. André participará de discussões do evento e será apresentador do primeiro vídeo-simpósio 3D da Sociedade Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa. Guilherme apresentará duas palestras.

Também de Brasília, estarão presentes o Dr. Henrique César Vianna Magalhães e o Dr. Pedro Bertino Moreira, do Grupo INOB. Pedro será coordenador de wetlab de lentes fácicas, palestrante sobre transplante anular lamelar, além de apresentar os resultados da técnica REACT. O médico também está concorrendo com um vídeo cirúrgico no Festival de Filmes.

O DayHorc, de Salvador (BA), terá três médicos de seu corpo clínico como participantes do Congresso. Dr. Ruy Novais Cunha, fundador e presidente do DayHorc, será discutidor em três sessões: “LIOs Multifocais e Monovisão”, “Catarata Técnica Cirúrgica” e “GAC – Casos Clínicos Cirúrgicos de Catarata”. Já o Dr. Ruy Novais Cunha Filho participará como palestrante sobre “Ruptura de Cápsula Posterior: Como Proceder e Opções de Implante”, como discutidor no “GAC - Casos Clínicos Cirúrgicos de Catarata” e coordenará a sessão sobre “Lente Fácica: Visian ICL”. Dra. Andreia Peltier Urbano será palestrante nas sessões sobre “Topo e Tomografia de Córnea”, “Ceratocone Clínico e Cirúrgico” – no qual também será coordenadora - e no “I Curso de Aperfeiçoamento e Certificado para Auxiliares de Oftalmologia – ABCCR”. Andreia completa sua participação como discutidora sobre “Excellence in LASIK and PRK” e “Topo e Tomografia Córnea – Equipamentos”.  

Ao todo, 16 médicos especialistas de cinco diferentes hospitais do grupo HOBrasil participarão ativamente do XVIII Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa. A programação do evento com os horários de palestras, debates e cursos pode ser consultada no site do congresso - http://www.brascrs2018.com.br .

XI Congresso Internacional de Administração em Oftalmologia

Em paralelo ao XVIII Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa, no mesmo período (de hoje a 19 de maio) e local, ocorrerá o XI Congresso Internacional de Administração em Oftalmologia. No dia 18/05, às 8h30, Amaury Guerrero, CEO do grupo HOBrasil, fará uma palestra sobre a consolidação do mercado de clínicas oftalmológicas. O executivo falará sobre sua experiência à frente do grupo, que detém atualmente oito empresas oftalmológicas com o total de 19 unidades. 

O Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem também será responsável pela apresentação de dois posters. Mirian Pinheiro, diretora do Hospital, discorrerá sobre “Produção em tempo real: como a gestão à vista facilita a tomada de decisão no Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem”. Já Anelize Luz de Mira, coordenadora de processos do Hospital, falará sobre “Mensuração da percepção da qualidade na experiência dos pacientes/clientes no Sadalla por meio da metodologia NPS – Net Promoter Score”.

Serviço:

XIII Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa

Quando: De 16 a 19 de maio

Local: Transamérica Expo Center -  São Paulo (SP)

Inscrições e informações: www.brascrs2018.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de comunicação do HOBrasil