22 de Jun de 2018

Multinacional alemã apresenta soluções em equipamentos e softwares que otimizam o tratamento da catarata, do diagnóstico à cirurgia

Focada no setor de oftalmologia, óptica e optoeletrônica, a ZEISS, por meio das suas divisões Tecnologia Médica e Vision Care, participa do XVIII Congresso Internacional de Catarata e Cirurgia Refrativa. Voltado especialmente para oftalmologistas, o evento acontece de 16 a 19 de maio, no Transamérica Expo Center, em São Paulo. Durante o evento, a divisão Tecnologia Médica contará com as soluções completas da ZEISS desde o diagnóstico até a cirurgia, para que as clínicas proporcionem aos seus pacientes uma tecnologia altamente avançada no tratamento.

Entre os lançamentos, softwares e equipamentos para melhor atendimento e precisão em todas as fases, a primeira novidade é a ZEISS Cataract Suite markerless que permite o alinhamento tórico sem marcadores com a função de assistência do computador ocular CALLISTO. Com base nos dados de biometria e imagem de referência do IOLMaster (500 e 700), transferidos via FÓRUM, os cirurgiões veem com precisão o eixo correto para o alinhamento em nas oculares do microscópio cirúrgico OPMI LUMERA, que está disponível em três modelos (i, T e 700). A ZEISS Cataract Suite também permite que os parâmetros de faco do VISALIS 500 sejam mostrados em peças oculares.

Durante o diagnóstico, que pode ser feito pelo IOLMaster 700, os médicos contam com outra novidade: a Fórmula de Barrett, para cálculo da lente tórica em astigmatismo associado.  Por meio do IOLMaster 700, o comprimento relativo ao eixo do olho é medido com precisão. O equipamento também fornece outras medidas de estruturas internas (ceratometria, profundidade da câmara anterior e diâmetro corneano). Essas medidas são importantes para o cálculo das lentes intraoculares, implantadas nas cirurgias de catarata.

Como novidade, o acessório Trenion 3D HD para visualização em 3D e alta definição, que pode ser acoplado ao microscópio OPMI LUMERA 700. O Trenion 3D HD traz flexibilidade para a cirurgia mediante a utilização da binocular ou do sistema de visualização 3D, além de ter alta fidelidade de imagem possibilitando enxergar tecidos e estruturas oculares por meio de um conjunto de duas câmeras e monitor “medical grade, com as cores mais naturais possíveis sem nenhum tipo de saturação, sendo o único sistema com esses benefícios. O sistema permite visualização de procedimentos cirúrgicos tanto no segmento anterior quanto no posterior.

Como opção de lentes intraoculares, os médicos podem contar com o amplo portfólio da ZEISS, o mais completo do mercado brasileiro, que engloba lentes monofocais, tóricas, bifocais, EDoF, trifocais e trifocais tóricas. As lentes intraoculares ZEISS contam com tecnologia abrangente para diferentes perfis, hábitos e necessidades.

Entre os lançamentos, a lente intraocular AT LARA de foco estendido (EDoF), que proporciona excelente visão para longe e distância intermediária, além de ótimo conforto visual noturno.  Com maior independência dos óculos, a AT LARA combina os benefícios de inovadoras tecnologias, como a Microfase Suave (SMP), que minimiza a dispersão da luz e, assim, o halo e o brilho. Tais características levam aos pacientes melhor qualidade de vida, além de conforto visual noturno, com eventual uso de óculos apenas para perto.

Por meio da divisão Vision Care, a ZEISS apresenta no Congresso o exclusivo e inovador procedimento: a Aberrometria Refratométrica Digital – ARD, que propicia ao profissional um novo padrão de qualidade para um dos procedimentos oftalmológicos mais comuns: a refração, exame que mede a dioptria do paciente. A ARD consiste em um sistema com quatro equipamentos interligados: i.Profiler ®plus, Visuphor 500, Visuscreen 500 e i.Com (aplicativo para iPad). E, em apenas um minuto, fornece ao médico quatro exames com precisão inovadora: aberrômetro ocular, auto refratômetro, topógrafo corneano ATLAS e queratômetro.

O afinamento da prescrição pode ser realizado no Visuphor 500, Visuscreen 500, que automaticamente trocam informações com o i.Profiler ®plus. Em uma refração com cilíndrico cruzado, por exemplo, este processo não passa de 5 minutos. No total, em no máximo sete minutos, o médico passa a ter um diagnóstico clínico rápido e profundo.

Estes dados refratométricos são impressos em formato de QRCode e são lidos pelo i.Terminal®, que fica localizado na ótica e garante uma tomada de medidas mais completa.  O equipamento lê as informações e inicia o processo de medição dos olhos e da armação escolhida pelo paciente. Com o i.Terminal® são mais de sete medidas utilizadas automaticamente: altura, DNP, distancia vértice, ângulo pantoscópico, ângulo panorâmico e os dados completos da armação escolhida. Essas informações aumentam o nível de customização das lentes em mais de 40%, com mais conforto visual se comparado ao processo tradicional e manual.

O fluxo ARD e as medidas na loja dão origem as lentes com tecnologia i.Scription, que obtêm uma prescrição com mais precisão. O sistema proporciona uma solução de lente individualizada e com melhor adaptação. Por isso, se o paciente for diagnosticado com -0.23 graus de miopia, a receita dele será exatamente essa e não -0.25, como acontece normalmente.

Programação:

Data: 16 a 19 de maio de 2018

Horário: a partir das 8h30

Local: Transamerica Expo Center

Endereço: Avenida Doutor Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro - São Paulo

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de comunicação ZEISS