17 de Ago de 2018

Especialista enumera os sintomas mais comuns que atingem a visão e as doenças que podem estar por trás deles

b_300_0_16777215_00_http___www.cemahospital.com.br_editor_assets_noticias_19164472.jpg

Eles são tão importantes, pois é através deles que se enxerga o mundo. No entanto, as pessoas tendem a negligenciar os possíveis problemas que surgem nos olhos. A lista de doenças que atingem a visão é extensa e, pior: elas podem surgir de repente. Contudo, como em todo o corpo, os olhos também dão sinais de que há algo de errado acontecendo: coçam, lacrimejam, doem, ficam vermelhos. Você já teve algum desses sintomas? Se a resposta for positiva, talvez seja necessária uma consulta com um oftalmologista. “Qualquer desses sinais indica uma visita ao médico, pois muitas patologias oculares começam dessa forma e, se não forem diagnosticadas rapidamente, podem trazer prejuízos à visão”, alerta o oftalmologista Dr. Omar Assae. Abaixo, o médico destaca 10 sinais de possíveis problemas na visão e o que eles podem significar:

1 – Olhos vermelhos: A vermelhidão pode ser causada por uma irritação, como alergia a cosméticos ou presença de corpo estranho, ou pode indicar alguma inflamação ocular, que pode ser desde uma simples conjuntivite até casos mais graves, como uveítes e infecções intraoculares, condições que podem levar à perda da visão. Olhos vermelhos por mais de 5 dias, secreções amareladas ou esverdeadas e sintomas paralelos, como náuseas e vômitos, são os mais preocupantes.

2 – Olhos coçando: Geralmente a coceira indica alguma irritação ou alergia ocular, mas pode ser causada também pela presença de corpos estranhos e mesmo alguma inflamação, como conjuntivite. O uso inadequado de lentes de contato também pode ser uma causa.

3 – Sensação de areia nos olhos: Assim como a coceira, a sensação de areia nos olhos pode indicar alguma irritação ou alergia ou inflamações. Raramente significa algo mais sério, mas sempre deve ser investigada.

4 – Caroços ao redor dos olhos: Uma condição muito comum que causa caroços na vista é o hordéolo, também conhecido como terçol, doença que provoca uma inflamação nas pálpebras, gerando o inchaço característico. No entanto, pode também ser o início de abscessos.

5 – Olhos lacrimejando: Algumas inflamações provocam esse sintoma, como a conjuntivite, mas o mais comum é que o lacrimejamento seja decorrente de um mau funcionamento na drenagem das lágrimas, o que pode provocar excesso de produção ou o inverso. Exposição a produtos químicos e fotofobia também podem gerar lágrimas em excesso.

6 – Olho seco: Pode indicar a Síndrome do Olho Seco, condição que provoca um ressecamento na superfície ocular, devido ao mau funcionamento nas glândulas que produzem as lágrimas. Mas o olho seco pode significar outras enfermidades, como doenças reumáticas.

7 – Dificuldade para enxergar longe: Esse problema está relacionado, em grande parte, a alterações na refração, como miopia, que ocasiona desvios na formação de imagens na retina. A catarata também pode ter como sinal dificuldades para enxergar a distância.

8 – Dificuldade para enxergar de perto: Geralmente causada por defeitos de refração, como relacionado acima. Pessoas com hipermetropia têm dificuldade de enxergar perto, bem como quem tem presbiopia, condição popularmente conhecida como vista cansada.

9 – Vista embaçada: Alterações na superfície da córnea, como o ceratocone, podem gerar vista embaçada. Erros de refração, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, também podem causar o sintoma, bem como a catarata.

10 – Manchas na visão: Problemas na superfície da córnea e erros de refração podem ter como sintoma as manchas na visão. Porém, elas podem ainda indicar problemas na retina, como a Degeneração Macular, descolamento de retina, entre outros.

 

 

 

 

 

Fonte: Portal Cema