29 de Mar de 2024

A Microsoft lançou um aplicativo para iPhone que promete facilitar a vida de pessoas com deficiência visual. Batizado de “Microsoft Soundscape”, o programa permite que a pessoa adicione um alerta sonoro a locais de interesse e saiba pontos importantes ao seu redor na cidade. Usando um áudio tridimensional, o app ajudaria a reduzir o estresse e a ansiedade do indivíduo.

Disponível gratuitamente na App Store, o aplicativo de navegação sonora da Microsoft tem cinco grandes funcionalidades. A primeira delas é que, à medida que o deficiente visual caminha, o programa diz automaticamente pontos de interesses, ruas e interseções pelas quais a pessoa passa. O recurso pode ser desativado pelo usuário.

O Microsoft Soundscape também permite a fixação de um ponto sonoro em algum lugar de interesse do usuário. À medida que a pessoa se move em relação a este local ou se vira para a sua direção, o som tridimensional é alterado para facilitar a orientação. Segundo a empresa, esse ponto sonoro pode ser fixado no destino da pessoa, no lugar de partida ou em uma área com a qual o indivíduo já familiarizado, por exemplo.

Já o recurso “My Location” (Minha localização) descreve a localização atual e a direção para onde a pessoa está apontando. Por fim, o “Around me” (Ao meu redor) mostra os pontos de interesses nos quatro pontos cardinais ao redor do indivíduo, enquanto o “Ahead of me” faz o mesmo apenas com o que está à frente do usuário.

Além de reduzir o estresse e ansiedade, a Microsoft afirma que os seus testes demonstraram um ganho de confiança em pessoas com deficiência visual ao navegar em público. Por enquanto, porém, o aplicativo funciona apenas em inglês e não está disponível na App Store brasileira.

 

 

 

 

Fonte:https://olhardigital.com.br