29 de Mar de 2024

Transitions Optical e oftalmologista dão dicas simples para proteger os olhos dos pequenos durante a estação mais quente do ano

O verão, associado às férias escolares, favorece as atividades das crianças ao ar livre. No entanto, o aumento de incidência dos raios ultravioletas na estação mais quente do ano exige que os pais redobrem os cuidados com a saúde visual dos filhos. Para ajudar a preservar a saúde visual de bebês e crianças durante o verão, a Transitions Optical e a Dra. Marcia Beatriz Tartarella, médica oftalmologista e diretora da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica Latino-América, prepararam algumas dicas de como proteger a visão dos pequenos nessa época do ano.

Dica 1: Use sempre óculos de sol em bebês e crianças. "A exposição prolongada ao sol no decorrer da vida pode ocasionar catarata e também a degeneração da mácula, com perda gradativa da visão", alerta a Dra. Marcia Beatriz Tartarella. Portanto, a proteção dos olhos, sobretudo nos dias muito ensolarados, deve ser feita com o uso de óculos de sol com lentes que protejam contra os raios UVA e UVB. "Até os bebês devem usar óculos de sol nos passeios de carrinho. Vale ainda lembrar-se da utilização de um chapéu ou boné em ambientes externos", recomenda.

Dica 2: Opte por lentes fotossensíveis em óculos de grau. Muitas crianças precisam utilizar óculos de grau para otimizar ou corrigir a visão. Neste caso, os pais devem optar pelo uso de lentes fotossensíveis, já que elas bloqueiam os raios UVA/UVB e promovem um maior conforto visual para os pequenos ao se adaptarem perfeitamente à luminosidade: tornando-se escuras nos ambientes externos e totalmente transparentes nos internos.

Dica 3: Cuidado com as queimaduras oculares. Olhos vermelhos com lacrimejamento e dor podem ser sinal de queimaduras solares oculares. Isso acontece quando as crianças olham diretamente para o sol, o que ocorre quando empinam pipas, por exemplo. "Para amenizar o problema, é importante a aplicação de colírios lubrificantes e compressas com água filtrada ou soro fisiológico gelado sempre com supervisão médica", aconselha a oftalmologista.

Dica 4: Tenha uma alimentação equilibrada. "Uma alimentação equilibrada é a base para um organismo sadio e ela também influencia na saúde ocular. Incluir vitamina C, cenouras, ovos e verduras verdes no cardápio da criança ajuda no desenvolvimento e na saúde dos olhos", conclui a especialista.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de comunicação Transitions Optical