23 de Nov de 2017

Polêmica na culinária, a cebola é um ingrediente indispensável para quem procura um bom sabor. Mesmo disfarçadas em alguns pratos, a cebola é muito utilizada, sem contar nos benefícios que ela traz para a saúde. São poucas as pessoas que não gostam. A parte ruim fica para o encarregado de cortá-las. São lágrimas de ardência até o último pedacinho cortado. Qual seria a ra'zão desta reação nos nossos olhos? 

A resposta está nas células da cebola. Quando cortadas elas liberam uma série de compostos e entre eles há um constituído por enxofre. Em contato com o ar, essa substância se transforma em um gás que irrita os olhos.

Por que choramos? A lágrima funciona como um mecanismo de defesa dos olhos. Ao perceber a irritação, as glândulas lacrimais são estimuladas para lubrificar o globo ocular e proteger os olhos.

Que tal alguns  truques para cortar cebola sem chorar?  Corte a cebola dentro de um recipiente com água e utilize um ventilador no sentido contrário do rosto para evitar os gases emitidos pela cebola.

 

 

 

 

 

Fonte: Visão Laser