20 de Abr de 2024

Prevenção é a melhor forma de combater doenças oculares e contribui para a diminuição dos índices de cegueira em todo o mundo

dia mundia visao

Você sabia que muitos dos problemas de visão poderiam ser evitados se alguns cuidados específicos com os olhos fossem tomados diariamente? Com o intuito de contribuir para a conscientização acerca da importância da prevenção e da proteção dos olhos ao longo de toda vida, a Transitions Optical, líder mundial na produção de lentes fotossensíveis, promove em outubro – mês em que é comemorado o Dia Mundial da Visão, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – o Mês da Visão. O objetivo da empresa é promover informações sobre os cuidados com os olhos e a saúde ocular, além de reforçar a importância da prevenção para diminuir os índices de problemas na visão, como a cegueira e a deficiência visual.

De acordo com dados da OMS, 80% das deficiências visuais podem ser evitadas se diagnosticadas e tratadas corretamente. No Brasil, 64% dos brasileiros tem alguma dificuldade em enxergar e apenas a metade faz acompanhamento oftalmológico anual. “Como grande parte dos problemas oculares tem início assintomático e evolução rápida e silenciosa, é muito perigoso não tomar as precauções necessárias, como a visita periódica ao oftalmologista. Dessa forma, os primeiros sintomas só serão percebidos nos estágios avançados de doenças como catarata e glaucoma, o que aumenta o risco de cegueira”, afirma a oftalmologista Dra. Márcia Tartarella, diretora da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica da América Latina.

A proteção contra os raios UV e a luz azul nociva está entre os principais cuidados que devem ser tomados todos os dias. A exposição diária aos raios nocivos do Sol está associada diretamente ao aumento da incidência de catarata e doenças mais graves no Brasil e no mundo, como câncer ocular e a degeneração macular. “Esse cuidado deveria começar já na primeira infância e seguir pela vida adulta. Grande parte da população não tem consciência de que utilizar óculos com proteção é um item tão indispensável quanto o uso diário de protetor solar na pele”, garante a oftalmologista.

Uma das formas mais simples e efetivas para evitar possíveis problemas é fazer o uso de óculos com proteção solar. Para os usuários de óculos de grau, a alternativa é utilizar as lentes fotossensíveis, que ajudam na proteção contra os raios UV e luz azul, e se adaptam ao nível de luminosidade do ambiente, garantindo maior conforto visual.

“Estamos divulgando uma série de conteúdos especiais em nossas redes sociais e no Guia de Óculos, que trazem informações sobre os cuidados diários com os olhos e alertam para a importância de cuidar da saúde ocular desde muito cedo e diariamente. Nosso objetivo é propagar essa mensagem entre os brasileiros e contribuir com a diminuição dos índices de cegueira no país e também no mundo”, conta Tatiana Nardez, gerente de marketing da Transitions Optical Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Transitions Optical Brasil