16 de Abr de 2024
Como toda criança, Teddie Stroud também chora quando quer alguma coisa. Mas isso não seria possível se as técnicas médicas não tivessem avançado ao longo dos anos. Depois de ser diagnosticado com meduloepitelioma, um tumor que cresce no interior do globo ocular, Teddie, de Essex, na Inglaterra, passou por uma cirurgia no Royal London Hospital. O oftalmologista pediátrico M. Ashwin Reddy removeu seu olho direito e o substituiu por um falso em março deste ano. Como os médicos trataram rapidamente, Teddie se recuperou e a prótese do olho se parece muito com um de verdade, com precisão de cores e com possibilidade de fazer movimentos oculares. O curioso é que a cirurgia permitiu que as glândulas lacrimais não fossem removidas. Por isso, o menino consegue chorar de verdade.

M. Ashwin Reddy disse ao jornal britânico Daily Mail que os implantes atuais ajudam a manter a estrutura das órbitas, substituem o volume e dão um resultado melhor.

Os moldes da prótese são feitos a partir do globo ocular do paciente ou do olho remanescente e a cor da íris é reproduzida com um pincel e algumas tintas em pó na frente do paciente até conseguir uma semelhante. “Todos nós mudamos de forma com o tempo, e o mesmo acontece com a cor da nossa íris, por isso a prótese precisa ser atualizada", disse o especialista Nigel Sapp.

A mãe de Teddie, Kerri, de 32 anos, estava preocupada que seria possível notar a diferença. “Na verdade, eu ficava imaginando o olho cair e rolar, mas é pouco perceptível”. O menino, que tem dois irmãos, Ben, 11 anos, e Sam, 9 anos, pode fazer as mesmas coisas que as outras crianças da sua idade, incluindo natação. A única coisa que ele deve evitar são esportes que envolvem contato com outros jogadores. "Quando nós tiramos o olho para limpar, ele nos pede para colocá-lo novamente pois diz que não consegue ver”, disse a mãe.

Fonte: Revista Crescer