19 de Mar de 2024

uveites1

Uveíte é uma patologia ocular inflamatória, podendo comprometer toda a úvea (íris, corpo ciliar e coroide) ou somente algumas de suas partes. Ela pode ser classificada em como crônicas ou agudas, conforme seu tempo duração. A crônica tem seu início lento, porém, tem sua duração acima de seis semanas podendo se estender por meses. Já a aguda, tem início rápido, de poucos dias, com duração de no máximo seis semanas. Ambas podem ocorrer em qualquer idade e ambos sexos.

Sintomas

As uveítes costumam ter sintomas comuns como dor ocular e ao redor dos olhos, fotofobia (sensibilidade à luz) e vermelhidão próximo a córnea e apesar de não apresentar secreção, pode gerar visão embaçada.

Causa

A uveíte pode ter diversas causas que podem estar relacionadas com outras doenças, como: toxoplasmose, herpes simples, tuberculose, sífilis, leucemias, traumas oculares, e outras infecções por vírus, bactérias e fungos. Ainda assim, a causa da maior parte dos casos de Uveíte são desconhecidas. Um diagnóstico precoce é a melhor forma de prevenir danos maiores a visão. É importante que a doença seja tratada logo no início afim de evitar lesões e danos irreversíveis na visão.

Ao apresentar qualquer sintoma de Uveíte é recomendável:

• Não se auto medicar

• Suspender o uso de lentes

• Procurar um oftalmologista o quanto antes.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Grupo HOSP