25 de Abr de 2024
Alguns cuidados simples podem ajudar a saúde dos olhos
Alguns cuidados simples podem ajudar a saúde dos olhos


A função que os nossos olhos desempenham é tão importante que deveríamos cuidar melhor deles

Diz o ditado popular que os nossos olhos são a porta da nossa alma ou a lente da nossa mente. Em termos práticos, nossos olhos são janelas por onde vemos o mundo ao redor. De qualquer modo, não há dúvida de que damos um grande valor aos nossos olhos e a nossa visão.

Algumas pesquisas apontam que dos 5 sentidos, a visão é o que as pessoas mas temem perder e nos acidentes de trabalho a perda dos olhos são mais frequentes do que as pernas, braços e dedos.

Uma alimentação rica em vitamina A (cenoura, brócolis, couve, beterraba, batata doce, manga, fígado, leite, ovos) é a base de uma boa visão. Tomar mais cuidados quando estiver praticando algum esporte, alguma tarefa doméstica, não usar colírios caseiros e nem óculos escuros sem proteção ultravioletas podem nos ajudar para uma boa qualidade de visão.

Mas sabemos que mesmo dando devidas atenções aos nossos olhos, podemos ter algum problema de vista, como infecções ou outras patologias. Nesses casos devemos procurar uma orientação oftalmológica.

Dicas para cuidar melhor dos olhos

1- Não use colírios sem orientação médica;

2- Cuidado com produtos químicos: álcool, detergente, soda cáustica ou água sanitária.

3- Evite luz forte ou olhar diretamente para o sol. Uma porção dos raios solares podem causar doenças oculares tais como catarata e degeneração macular.

4- Certifique-se que no rótulo dos óculos está indicando que eles protegem contra a radiação ultravioleta A e B (UVA e UVB).