19 de Abr de 2024

shutterstock_593311505
shutterstock_593311505

A catarata e o glaucoma são as duas principais causas de cegueira no mundo. Doenças silenciosas, porém, agressivas, que têm o diagnóstico precoce como principal aliado. A catarata é caracterizada pela opacidade do cristalino dos olhos, o que causa perda gradativa da visão de forma indolor. Alguns sintomas são: sensibilidade excessiva à claridade, visão turva e dificuldade para distinguir alguns tons de cores. Neste caso, a cegueira é reversível por meio de cirurgia.

No caso do glaucoma, a principal característica é o aumento da pressão intraocular, que provoca lesões no nervo ótico. De maneira totalmente silenciosa, ela evolui sem que o paciente perceba e aumenta progressivamente, diminuindo o campo de visão até a cegueira. Uma doença crônica e irreversível, mas que tem bons resultados em seu tratamento, caso diagnosticada no início.

Duas doenças assintomáticas e perigosas, mas que podem ser evitadas por meio da prevenção. Confira algumas dicas para proteger a saúde da sua visão:

Prevenindo a catarata e o glaucoma

●     Alimente-se bem: uma dieta rica em nutrientes diminui o risco dessa e de outras doenças. O ômega-3, por exemplo, tem propriedades que colaboram muito com a saúde da visão.

●     Largue o cigarro: além de fazer mal à saúde, o fumo também é danoso para os olhos e aumenta, e muito, as chances de desenvolvimento de doenças oculares.

●     Proteja os olhos do Sol: use sempre óculos de sol com proteção UV. Os raios solares danificam a proteção dos olhos e também facilitam o aparecimento de doenças.

●     Mantenha o diabetes sob controle: pessoas que não controlam o diabetes têm maior risco de desenvolver catarata.

Além disso, lembre-se sempre de visitar seu oftalmologista regularmente, principalmente se você tiver diabetes ou pessoas próximas na família que tenham ou já tiveram alguma dessas doenças. Assim, você se protege dessa e de diversas outras doenças que podem prejudicar a saúde dos seus olhos e, consequentemente, mantém sua qualidade de vida. Cuide-se!

 

 

 

 

Fonte: Portal dos Olhos