26 de Set de 2017

O Museu Oscar Niemeyer lançou neste sábado (13), o programa MON Para Todos. Iniciado em 2013, com o patrocínio do Programa CAIXA de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro, o programa é destinado a pessoas com cegueira ou baixa-visão. O principal objetivo é promover a autonomia desses visitantes no museu.

mon

“Este é o nosso mais importante programa voltado exclusivamente a pessoas com deficiência visual e é, sem dúvidas, um passo importante para ampliarmos ainda mais o alcance da missão do museu de incentivar a participação de todas as pessoas na arte. Agradecemos ao patrocínio da CAIXA e à sua parceria ao longo do desenvolvimento do projeto”, comentou a diretora-presidente do MON, Juliana Vosnika.

Visitação

Na prática, o programa oferece recursos de acessibilidade a um conjunto de 14 obras do acervo do museu que estão em exposição no Pátio das Esculturas, foco principal das ações. Também conta com uma maquete tátil do museu que permite conhecer em detalhe a arquitetura da edificação. Legendas e materiais informativos em braile estão disponíveis, bem como audioguias, inclusive em versão aplicativo.

Nas ações referentes à adaptação arquitetônica, foi instalado piso podotátil, desde o acesso à área expositiva do MON até o Pátio das Esculturas, onde concentra-se boa parte dos itens do projeto. No Pátio das Esculturas, o visitante encontrará réplicas táteis de nove obras de grande dimensão, o que permitirá a exploração completa das mesmas. No mesmo local, os visitantes serão convidados a conhecer cinco esculturas originais e a explorá-las com o apoio de audiodescrição. O programa inclui ainda a promoção de visitas mediadas e de oficinas artísticas desenvolvidas especialmente para grupos de visitantes com deficiência visual.

Objetivos

O MON Para Todos contou em seu desenvolvimento com a consultoria em acessibilidade e ação educativa inclusiva da museóloga Amanda Tojal. Teve também o acompanhamento de pessoas com deficiência visual em todas as suas fases de preparação.

Entre os objetivos principais do programa estão o desenvolvimento e disponibilização de recursos multissensoriais que permitam à pessoa com deficiência visual conhecer os conteúdos expostos, estimulando a compreensão do objeto artístico. O MON Para Todos pretende também favorecer a autonomia do visitante cego ou com baixa visão no seu contato com o espaço do museu e com as obras de arte, além de estimular a visita autônoma e espontânea desse público ao museu e a sua participação nas atividades propostas pela instituição.

Serviço:

Lançamento do programa MON Para Todos

Sábado (13/05)

Pátio das Esculturas

Ponto de encontro em frente à bilheteria do museu, a partir das 16h30

Entrada gratuita

Museu Oscar Niemeyer (MON) – Rua Marechal Hermes, 999

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em: http:/// href="http://www.facebook.com/governopr">www.facebook.com/governopr e www.pr.gov.br

Assista ao áudio da notícia na fonte:http://www.aen.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=93802&tit=...

 

 

 

 

 

 

Fonte: Ler para Ver