29 de Mar de 2024

Imagem

Diante de qualquer irritação ou incômodo na região dos olhos, por instinto, a primeira coisa que fazemos é coçá-los. Mas o que muitos não sabem é que um pequeno costume pode causar graves problemas na saúde ocular. A partir de um simples hábito é possível oferecer risco à sua visão, apesar de não haver uma comprovação direta, a pressão dos dedos sob os olhos pode alterar a estrutura da córnea, que por sua vez, é a estrutura responsável por proteger o olho ajudando na focalização da imagem.

Embora os olhos sejam órgãos que entram em contato constantemente com milhares de bactérias, ácaros e impurezas, coçar os olhos, principalmente com as mãos não higienizadas, pode transferir mais bactérias para a região ocular, favorecendo a aparição de conjuntivite, infecções e irritações alérgicas.

Ao coçar os olhos, acontece a mesma coisa do que em outras áreas: quanto mais você coçar, mais terá vontade de continuar fazendo. Em curto prazo, você poderá sentir uma ardência nos olhos, além de uma sensação pertinente de irritação. Logo, é importante adotar novos hábitos capazes de aliviar irritações ou tensões responsáveis por gerar coceira nos olhos, como por exemplo: lavagem com soro fisiológico, compressas de água gelada e colírios lubrificantes ou antialérgicos, quando prescritos por um médico oftalmologista.

Caso incômodos persistirem, é recomendável realizar uma consulta oftalmológica.

 

 

 

 

 

Fonte: Grupo HOSP