19 de Abr de 2024

b_300_0_16777215_00_http___2.bp.blogspot.com_--8AvBlRsUNM_UKbEkbfZoYI_AAAAAAAAA0s_0lmzRXKxYa8_s640_imagem_campo.jpg

Os acidentes oculares são uma das principais causas de cegueira no mundo todo. Por isso é tão importante aprender a se prevenir contra o pior. De acordo com o oftalmologista Dr. Renato Neves, os sintomas podem surgir imediatamente após um determinado incidente ou mesmo depois. É o caso, por exemplo, das queimaduras por solda elétrica. “Neste caso, o paciente costuma sentir uma dor intensa depois de ter pegado no sono, acordando subitamente como se a córnea estivesse ardendo em chamas”, diz o médico.

Independentemente do tipo de acidente, é sempre bom levar a vítima a um oftalmologista para que ele possa avaliar o quadro com precisão e prescrever o melhor tratamento possível. De acordo com o especialista, os principais sintomas são dor, ardência ou queimação, vermelhidão, lacrimejamento persistente, dificuldade de enxergar em locais claros (fotofobia), embaçamento ou diminuição da visão, ressecamento, sensação de areia ou qualquer outro corpo estranho nos olhos, visão dupla ou formação de halos coloridos ao redor da luz, inchaço nas pálpebras, pupilas desiguais, olho saltado, queda de pálpebras ou mesmo contrações espontâneas e ininterruptas.

“Há pessoas que negligenciam os sinais apresentados e depois, com o agravamento do quadro, têm de ser submetidas a tratamentos mais prolongados, correndo até mesmo mais riscos de comprometer a visão”, diz Neves. O médico explica que há quatro tipos principais de acidentes oculares: superficiais,perfurantes/penetrantes, contusos (batidas, boladas, socos) e fraturas de órbita. “A prevenção desses acidentes é muito importante, porque eles podem gerar desde incapacidades temporárias até limitações permanentes, comprometendo a qualidade de vida do paciente para o resto da vida”.

No trabalho, a maior incidência de acidentes envolvendo os olhos se dá na indústria metalúrgica, mecânica, têxtil e química, na construção civil, marcenaria, cerâmica, dontologia, nos salões de beleza e nas artes gráficas. Em casa, as principais vítimas são idosos e crianças, quase sempre envolvendo objetos pontiagudos ou cortantes, brinquedos, produtos químicos, inflamáveis, aerossóis, e até mesmo plantas.

No esporte, o que mais preocupa na opinião do médico são as contusões oculares. “Para evitar que boladas, socos, chutes e cotoveladas tomem maiores proporções, vale a pena prevenir acidentes utilizando óculos de proteção, sempre que possível. Para cada esporte há equipamentos de proteção adequados que devem ser adotados com rigor”.

Tampinhas de refrigerante e cerveja têm causado vários acidentes

Como desdobramento da moda vintage, está havendo todo um movimento de volta ao passado que inclui os antigos recipientes de refrigerantes e cervejas: garrafas de vidro e tampinhas sem rosca. Mas, por trás dessa onda nostálgica, tem aumentado o número de acidentes envolvendo os olhos. “Não foi à toa que a indústria de bebidas passou a usar garrafas de plástico em vez de vidro e tampinhas rosqueadas no lugar daquelas de pressão, que exigem o uso de um abridor. É uma questão de segurança do consumidor”, diz o Dr Renato Neves, que já atendeu mais de uma dezena de casos como esse. “Os ferimentos vão desde um trauma ocular até o comprometimento do cristalino”, alerta o especialista.

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Eye Care