29 de Mar de 2024
Exercícios prometem aumentar a atenção na direção
Exercícios prometem aumentar a atenção na direção


Cientistas canadenses descobriram que é possível treinar os olhos dos motoristas para que eles acompanhem melhor outros veículos, pedestres, e qualquer outro objeto importante enquanto dirigem. O treinamento, segundo os pesquisadores, permite que os motoristas se distraiam menos e fiquem menos confusos com objetos que surgem rapidamente, com potencial para evitar acidentes.

Como ver mais

"A questão é como fazer com que as pessoas vejam mais, respondam mais rapidamente e sejam capazes de evitar erros que ocorrem quando elas perdem seus alvos de vista," explica Adriane Seiffert, da Universidade de Vanderbilt.

Os pesquisadores usaram monitores especiais para testar hipóteses específicas sobre como as pessoas usam a percepção de movimento para monitorar objetos.

A expectativa era de que as pessoas utilizassem tanto a velocidade quanto a direção do movimento para fazer um rastreamento preciso dos objetos. No entanto, eles descobriram que as pessoas usam basicamente a direção do movimento.

Seguir o alvo

Em uma série de outros três experimentos, os participantes tinham que acompanhar um subconjunto de vários objetos em movimento, simulando os carros e pedestres no trânsito. Os dois primeiros experimentos mostraram que os participantes geralmente olham para o centro do grupo de objetos em movimento, dando olhadas rápidas para alvos específicos, uma estratégia chamada de comutação do alvo central.

O terceiro experimento, mediu a precisão do rastreamento de duas estratégias diferentes, a comutação do alvo central e o olhar direto para o alvo.

Atenção ao dirigir

Segundo Seiffert, os resultados revelaram que as pessoas acompanham melhor múltiplos objetos quando olham para o centro do grupo de objetos em movimento.

"Isto pode parecer um contrassenso porque olhar para cada um dos alvos pode parecer a melhor estratégia," disse Seiffert. "Isto tem importantes repercussões sobre como as pessoas são treinadas para dirigir um carro", analisa a especialista.
 
"Um melhor entendimento de como o padrão dos movimentos oculares pode reduzir os erros de rastreamento pode ajudar a desenvolver estratégias para reduzir os riscos de acidentes automobilísticos", prevê a pesquisadora.


Fonte: Diário da Saúde