Apesar da visão ser um sentido primordial, o brasileiro não tem o costume de cuidar de sua saúde ocular como apontam pesquisas
Completando 25 anos de dedicação à saúde dos olhos, o Núcleo de Oftalmologia Especializada quer celebrar a data chamando atenção para a importância de cuidarmos deste que é um dos principais sentidos de nosso corpo: a visão. Apesar de ser um sentido primordial, pesquisas indicam que o brasileiro não tem o costume de zelar por sua saúde ocular. Estudo recente do Ibope mostrou que um terço da população do país, com mais de 16 anos, nunca foi ao oftalmologista.
Segundo o diretor clínico do Núcleo, Igor Ribeiro Frattezi, exames simples como o de fundo de olho podem detectar não apenas doenças relacionadas à visão, mas à saúde de todo o corpo. Problemas sistêmicos como diabetes, hipertensão arterial, tumores intracranianos, males ligados ao metabolismo e até lúpus podem ser diagnosticados por meio de exames oftalmológicos e tratados a tempo. Outros transtornos relacionados ao uso contínuo de certos medicamentos também podem ser identificados e sanados a partir de uma investigação da saúde ocular.
Diagnósticos tardios e a falta de informação sobre o cuidado dos olhos ainda são desafios para conter o avanço das principais doenças oftalmológicas do país como o glaucoma, a catarata e a degeneração macular. Segundo a Sociedade Brasileira de Glaucoma, cerca de um milhão de pessoas são portadoras da doença, porém 70% delas nem sequer sabem que têm o problema que é a principal causa de cegueira irreversível no mundo. Segundo o médico Alberto Diniz Filho, diretor comercial do Núcleo de Oftalmologia Especializada, por esse motivo é fundamental dedicar mais cuidados à visão e visitar com regularidade o oftalmologista. “Buscamos, no dia a dia, alertar nossos pacientes sobre a importância da visão chamando atenção para a necessidade da realização de exames periódicos para detecção precoce e prevenção de doenças”.
Evento científico celebra os 25 anos do NOE
Grandes nomes da oftalmologia brasileira, entre eles médicos, professores e pesquisadores, estarão reunidos no próximo dia 24 de setembro, no Hotel Mercure (Av. do Contorno, 7315 – Lourdes – BH) para celebrar os 25 anos de história do Núcleo de Oftalmologia Especializada. Em palestras científicas, temas de relevância serão discutidos como a “Cirurgia de Catarata com Femtosegundo e Lente Trifocal”, “Cálculo da LIO”, “Progressão pelo OCT no Glaucoma”, entre outros. Veja abaixo a programação completa. O evento é exclusivo para convidados do NOE.
NOE – 25 ANOS | PROGRAMAÇÃO
Programa Científico (Oftalmologistas)
17h50 | Abertura com Dr. Frederico Pereira
18 às 18h45 | Palestra: “Cirurgia de catarata com Femtosegundo e Lente Trifocal” com Dr. Armando Crema (RJ)
18h45 às 19 horas | Palestra: “Cálculo da LIO. Melhorando os Resultados” com Dr. Frederico Pereira
19 às 19h15 | Palestra “OCT Retina” com Dr. Carlos Eduardo Veloso
19h45 às 19h30 | Palestra “Progressão pelo OCT no Glaucoma” com Dr. Alberto Diniz Filho
Evento Social
20 horas | Abertura Cerimonial
20h10 | Palestra “História do NOE” com Dr. Sebastião Cronemberger
20h35 | Palestra “NOE Hoje” com Dra. Elanilze Natividade Costa
21 horas | Coquetel
Fonte: Assessoria de Comunicação do Núcleo de Oftalmologia Especializada