28 de Mar de 2024
Maquiagem e alguns cosméticos podem causar irritações nos olhos
Maquiagem e alguns cosméticos podem causar irritações nos olhos


Oftalmologista alerta sobre casos de conjuntivite tóxica e até mesmo infecções provocadas pelo uso incorreto de maquiagens e cremes

Apesar de os homens se mostrarem cada vez mais vaidosos, é a vaidade feminina que garante o crescimento sustentado da indústria cosmética. Produtos para serem usados no rosto duas ou três vezes ao dia, além de linhas de maquiagem são lançados aos borbotões. Mas, o que se esconde por trás do uso inadequado desses produtos são sérios problemas de visão, que vão de episódios de irritação ocular até infecções graves que tendem a comprometer a visão.

“Ler atentamente as especificações de tudo o que se usa no rosto e até mesmo nos cabelos é um hábito que deveria ser cultivado por todos, homens e mulheres. Isto porque há produtos que podem entrar em contato com os olhos sem causar qualquer irritação e outros – a grande maioria – que requerem mais atenção e cuidados imediatos caso o paciente apresente sintomas como vermelhidão, ardor, embaçamento visual ou coceira”, diz o médico oftalmologista Renato Neves.

Neves explica que um simples descuido em relação aos olhos pode causar uma úlcera. Segundo o oftalmologista, mesmo as maquiagens que apresentam o selo de “dermatologicamente testadas” devem ser utilizadas com cuidado, evitando o contato direto com a vista.

“É muito comum as pacientes sofrerem de conjuntivite tóxica causada por xampús, ou mesmo de conjuntivite química provocada por cremes que, espalhados ao redor dos olhos sem precaução, acabam afetando a retina”. Nesses casos, Neves aconselha lavar os olhos com água em abundância e, se o problema persistir, procurar um pronto-atendimento oftalmológico.

“Vale lembrar que usar maquiagem de outra pessoa é permitir a entrada de agentes causadores de irritações e conjuntivites. Portanto, se for necessário retocar a maquiagem, carregue seus apetrechos na bolsa. E muito cuidado com sombras, rímel e lápis purpurinados, já que penetram mais facilmente dentro dos olhos e podem arranhar a conjuntiva”.

O médico lembra que as lentes de contato coloridas também são consideradas acessórios cosméticos, podendo desencadear sérios problemas à visão de pacientes que insistem em fazer a cor dos olhos combinar com suas roupas ou que julgam moderno usá-las para sair à noite.


Fonte: Eye Care Oftalmologia