28 de Mar de 2024

Alguns antidepressivos podem prejudicar a visão, aponta estudo
Alguns antidepressivos podem prejudicar a visão, aponta estudo


Idosos que tomam um tipo específico de antidepressivos podem ter maior risco de desenvolver catarata, doença que deixa a visão parcialmente ou totalmente embaçada, segundo estudo recentemente publicado na revista científica Ophthalmology. Realizado pelo Instituto de Pesquisas em Saúde Vancouver Coastal, no Canadá, o estudo indicou que o uso de medicamentos inibidores seletivos de recaptação de serotonina, um dos tipos mais comuns de antidepressivos, aumenta em 15% os riscos de catarata entre os idosos.

Os pesquisadores compararam dados de 19 mil pessoas com mais de 65 anos e com doença cardiovascular, com 190 mil pessoas saudáveis de meia idade. E descobriram que o medicamento luvox, ou fluvoxamina, aumentava os riscos de catarata em 39%; o efexor, ou venlafaxina, aumentaria em 33% as chances de ter o problema ocular; e o paxil, ou paroxetina, em 23%.

“As lentes dos olhos têm receptores de serotonina, e estudos com animais têm demonstrado que o excesso de serotonina pode deixar as lentes opacas e levar à formação de catarata”, explicou o pesquisador Mahyar Etminan.

Entretanto, segundo o especialista, alguns antidepressivos não parecem estar associados com o risco de catarata. “Isso pode ter ocorrido devido ao tamanho da amostra ou agentes específicos em algumas medicações, e essas questões necessitam de mais estudos”, concluiu o pesquisador.



Fonte: Uol