19 de Abr de 2024
nova técnica promete leitura sem óculos depois de 20 sessões
nova técnica promete leitura sem óculos depois de 20 sessões


Especialista revela benefícios de treinar o cérebro a enxergar melhor

Dos inúmeros avanços da oftalmologia, uma nova técnica não-invasiva, amplamente testada e cientificamente comprovada, começa a ser empregada também no Brasil a fim de melhorar a visão para perto de quem já passou dos 40 anos, bem como daqueles que sofrem de ambliopia (olho preguiçoso), ou passaram por cirurgia ocular. Trata-se do programa RevitalVision.

De acordo com o médico oftalmologista Renato Neves, o ponto alto do programa que estimula a neuroadaptação é ensinar o cérebro a enxergar melhor sem cirurgia, sem óculos, sem medicamentos e sem riscos ou efeitos colaterais.

“A técnica consiste num programa de 20 sessões, de 20 minutos de treinamento cada, que o paciente pode realizar com o auxílio do computador e o monitoramento de um profissional habilitado. Esse procedimento foi baseado no estudo do Prêmio Nobel Dennis Gabor e conta com aprovação do Food and Drug Administration, órgão americano responsável pelo controle de medicamentos e alimentos no país, para seu uso. Geralmente, depois da décima sessão a pessoa já nota mais facilidade para ler jornal, enxergar em locais com baixa luminosidade e executar tarefas que antes exigiam o uso de óculos para perto”, diz o especialista.

Neves, que já está utilizando a nova técnica em seus pacientes, explica que durante as sessões a pessoa é submetida a diversas tarefas visuais que consistem em focar imagens com padrões ligeiramente diferentes no contraste, orientação e tamanho. “Praticando os exercícios duas ou três vezes por semana, o cérebro aprende a ser mais eficiente e a melhorar o processo da visualização, elevando a acuidade em duas linhas da tabela oftalmológica. E o melhor é que não há restrições para se enxergar melhor, nem em termos de idade, nem de condição física. Basta ter acesso a um computador e ter disciplina para realizar as sessões de acordo com as recomendações do oftalmologista”, conclui.


Fonte: http://www.revitalvision.com/