26 de Out de 2024

A miopia (myopia ou nearsightedness em inglês) é o distúrbio refrativo (grau) mais comum em todo o mundo. Os pacientes míopes apresentam uma córnea muito curva ou um olho muito grande e com isso a imagem do objeto visto é formada antes da retina (e não em cima da retina que seria o local ideal). O resultado dessa alteração é que a visão de longe fica distorcida, turva. Quanto maior o grau de miopia, mais turva será a visão. 

miopia ex.jpg
Olho Míope. Pereceba como os raios de luz se juntam antes de chegar a retina

Essa tabela abaixo é uma simulação da visão de uma pessoa sem miopia e depois com 1, 2 e 3 graus de miopia respectivamente.
 
b_300_0_16777215_00_http___2.bp.blogspot.com__VvIfDfPWhLw_S_KtqtBPJnI_AAAAAAAAANw_OXHKITnA1C8_s320_miopia_ex_graus.png
A visão na miopia

A prevalência da miopia em países como Estados Unidos e Espanha gira em torno de 25%. Na China, estima-se que 40% das pessoas tenham mais de 1 grau de miopia. No Brasil alguns estudos falam em 10% mas esse número deve estar subestimado. Provavelmente é próximo dos países mais desenvolvidos.

Vantagens da Miopia

Nem tudo é ruim na vida de um míope. Após os 40 anos todos nós apresentamos algum grau de presbiopia (ou vista cansada). Essa presbiopia dificulta a leitura de perto de letras pequenas. Enquanto todas as outras pessoas precisarão colocar um óculos para ler, o míope terá a opção de tirar o óculos para ler. O míope (de 1 a 3 graus) depois dos 40 anos apresenta uma boa visão de perto ao contrário dos hipermetropes ou das pessoas sem grau nenhum. Assim, na hora de ver o cardápio ou conferir a conta do restaurante, seus amigos precisarão colocar o óculos para enxergar e você não.

Causas da Miopia 
 
A miopia apresenta diversas possíveis causas mas a ciência ainda não foi capaz de determinar exatamente qual a importância de cada uma delas. Sabe-se que há um fator genético. Crianças cujos pais são míopes tem maior chance de desenvolver miopia. Também há um fator ambiental. Por exemplo, o excesso de leitura ou do uso do computador pode estar implicado no aparecimento da miopia. Populações indígenas que não tem o hábito da leitura apresentam índices muito baixos de miopia. No entanto, quando esses índios se integram a sociedade ocidental e começam a ler e escrever, passam a apresentar uma incidência de miopia mais elevada.

As pessoas idosas quando começam a ter catarata, podem apresentar um aumento da miopia pré existente ou o surgimento de uma miopia que ela nunca teve. Essa miopia é devido a catarata (miopia de índice) e é responsável pela aquela história de “minha avó depois de uma certa idade não precisava mais de óculos para ler; a visão dela melhorou, enfiava uma agulha sem óculos...”. na verdade ela estava com catarata, por causa disso ficou míope e como explicado acima a miopia melhora a visão de perto.

Sintomas da miopia. Como é a visão do miope?

O único sintoma da miopia é a diminuição da visão de longe. Quanto maior o grau maior a dificuldade. Em graus baixos (menores do que 1 grau) só letras pequenas a uma distancia considerável ficarão embaçadas. Em graus altos (por exemplo 5 graus) até reconhecer pessoas a uma distância de 1 metro fica difícil. Aquelas pessoas que precisam apertar os olhos ou franzir a testa para enxergar alguma coisa de longe provavelmente sofrem de miopia.

Crianças que sentam muito perto da TV ou do computador, ou que precisam sentar nos primeiros lugares da sala de aula, devem ser examinados pois podem apresentar miopia e não saberem. É claro que com óculos ou lentes de contato essa dificuldade some completamente.

Quando surge a miopia

Geralmente a miopia aparece na adolescência ou início da fase adulta. É raro já estar presente ao nascimento. Quando surge no inicio da fase escolar tem uma tendência a uma maior progressão. Normalmente, a miopia estabiliza em torno dos 25 anos mas isso não é uma regra absoluta. Quando surge após os 60, 70 anos provavelmente é devido à catarata.

Por quê a miopia aumenta ?

Não há uma explicação certa do porquê a miopia aumenta. Normalmente a miopia aumenta na adolescência e inicio da fase adulta e depois tende a estabilizar. Algumas pessoas atribuem o aumento da miopia ao hábito de ler muito de perto ou de ficar horas na frente do computador. No entanto, ainda não existe comprovação científica de que isso é realmente verdade. Se você é míope e seu grau está aumentando, não tente ficar achando um culpado. Simplesmente, vá no médico e corrija o grau da melhor maneira possível (óculos, lente de contato ou cirurgia)

A Miopia pode diminuir ?

Sim. A miopia pode diminuir mas isso não é comum e quando acontece geralmente é após os 40 anos. E não costuma ser uma diminuição muito grande, ou seja, uma pessoa que tem 4 graus de miopia não vai chegar a ter zero grau.

Riscos da Miopia

Quando a pessoa apresenta um grau de miopia muito alto (maior do que 6 graus) isso ocorre devido ao globo ocular ser muito grande. Esse aumento do olho pode causar algumas alterações na retina que comprometem a visão da pessoa. Imagine a retina como um tecido muito fino. Quando o olho cresce (como no caso dos alto míopes) a retina não cresce junto e pode “rasgar”. É como se você vestisse uma camisa muito menor do que o seu número. Ela pode descosturar. O mesmo processo ocorre na retina dos pacientes míopes e pode levar ao descolamento da retina.

Devido a isso, todo paciente míope deve realizar um exame de mapeamento de retina anualmente com o objetivo de prevenir um possível descolamento de retina. O descolamento de retina é uma doença grave que compromete a visão de forma severa e, ás vezes, permanente. As duas grandes causas de descolamento de retina são: trauma (soco, quedas, acidentes de carro) e alto grau de miopia. Por isso, se você é míope, principalmente se tiver um grau moderado ou alto, previna-se. Faça o exame de mapeamento de retina ao menos uma vez por ano.

Miopia patológica

Esses são casos em que a miopia muito elevada causa alterações estruturais no olho e mesmo com o uso do óculos a visão não fica boa. Geralmente, são casos genéticos.

Correção da Miopia

Miopia não é uma doença e portanto não existe uma “cura para a miopia”. Mas existem vários métodos para corrigi-la. Acompanhe abaixo:

1 – Óculos:

As lentes de óculos para correção da miopia são as negativas ou divergentes (côncavas). Quanto maior o grau mais espessa a lente. O óculos faz com que a imagem que caía antes da retina agora caia exatamente em cima da retina e, com isso, a visão fica nítida. As lentes para miopia causam um efeito de “diminuir” o tamanho do rosto da pessoa que está usando. Isso é bem nítido em graus altos com lentes grossas. Hoje existem lentes para corrigir miopia que são bem finas e causam um efeito estético muito melhor do aqueles “óculos fundo de garrafa” de antigamente.

miopia sem oc.jpgmiopia com oc.jpg

2 – Lentes de Contato: Lentes gelatinosas ou rígidas gás permeáveis são ótimas opções para a correção da miopia. Pacientes míopes com mais de 40 anos e que enxergam bem de perto sem óculos podem usar lente de contato em um olho só, fazendo o que a gente chama de monovisão.

3 – Cirurgia de Miopia:

O paciente míope é o paciente ideal para a cirurgia refrativa a laser. Mesmo casos que tem astigmatismo associado com miopia são possíveis de serem operados. As técnicas de cirurgia a laser (excimer laser) são LASIK e PRK. Todas duas são bastante seguras e tem um bom resultado para correção da miopia. O laser modifica a curvatura da córnea, tornando-a mais plana e fazendo com que os raios de luz caiam em cima da retina.
b_300_0_16777215_00_http___3.bp.blogspot.com__VvIfDfPWhLw_S_K2ygPQRSI_AAAAAAAAAOQ_n5CpE6o_d8c_s400_Myopia_Laser.jpg

Quando a miopia é muito alta ou o paciente tem a córnea muito fina a cirurgia a laser pode não ser indicada. Nesse caso ainda há opção pela cirurgia de implante de anel estromal (anel de ferrara) ou colocação de lentes intraoculares fácicas usadas para correção de altos graus de miopia. No entanto, caso o paciente tenha mais de 40 anos e deseja operar a miopia ele tem que saber que a sua visão de perto vai piorar. Ele vai perder a vantagem que os míopes tem para perto descrita acima.

4 – Ortoceratologia:

Essa técnica que não é muito difundida, consiste em usar lentes de contato especiais no período da noite. Com isso, a lente “molda” a córnea (muda a sua curvatura) e a pessoa consegue ficar durante o dia sem lente alguma e enxergando bem. Essa mudança na córnea é transitória e a lente deve ser colocada todo dia a noite ou de 2 em 2 dias. É uma boa opção para quem não quer fazer um tratamento definitivo como a cirurgia mas também quer passar o dia sem óculos ou lentes de contato.







Fonte: Médico de Olhos