Os corticoides são medicamentos anti-inflamatórios potentes usados em diversas doenças como artrite reumatoide e outras doenças reumáticas, asma e outras doenças pulmonares, alergias, inflamações diversas, transplantes e após algumas cirurgias. Os corticoides mais usados na prática médica são prednisona, prednisolona, hidrocortisona, dexametasona, metilprednisolona e beclometasona (via inalatória).
Em oftalmologia também são medicamentos muito usados em quadros como uveítes, em algumas conjuntivites e em pós-operatórios. Em oftalmologia, os corticoides utilizados na forma de colírios são a prednisolona e a dexametasona.
Esses medicamentos são muito potentes e para certas doenças são a melhor e, as vezes, única opção de tratamento mas também apresentam muitos e importantes efeitos colaterais. No olho dois desses efeitos colaterais são muito importantes: catarata e glaucoma.
A catarata é uma doença que causa diminuição progressiva da visão e necessita de cirurgia para sua correção. Os corticoides podem causar um tipo de catarata chamada subcapsular posterior que é uma catarata de progressão rápida.
Tanto os corticoides usados por via oral, usados por via nasal (spray nasal para asma ou bronquite) ou como forma de colírios podem causar a catarata.
Olho com Catarata |
O glaucoma é uma doença que apresenta aumento da pressão ocular e lesa o nervo óptico causando uma cegueira irreversível, isso se a pressão não for tratada. O uso dos corticoides causa aumento da pressão ocular podendo levar ao glaucoma. Muitas vezes a pressão ocular volta ao normal após o paciente interromper o uso dos corticoides mas em raros casos a pressão ocular pode continuar elevada, necessitando o uso de alguns colírios específicos para abaixar e controlar a pressão ocular. Da mesma forma que na catarata, todas as formas de administração dos corticoides (oral, spray nasal e colírios) podem aumentar a pressão ocular.
Vale ressaltar que só algumas pessoas vão apresentar esses efeitos colaterais e que esses efeitos dependem do tempo de uso e da dosagem usada. Quanto mais tempo usar, mais chance de desenvolver esses efeitos colaterais.
Caso você use corticoesteroides, não interrompa o uso sem antes conversar com seu médico. Mas converse com ele sobre esses possíveis efeitos colaterais (que ele logicamente sabe que existem) e veja se há outra medicação que possa ser usada. E o mais importante: Não pratique automedicação. Diversos colírios usados popularmente contém corticoides e podem fazer mais mal do que bem.
Os corticoesteroides tem muitos outros efeitos colaterais sistêmicos (em outros órgãos que não o olho). Esses medicamentos quando usados por via oral ou spray nasal podem causar os efeitos colaterais no olho mas o contrário é muito difícil de acontecer. Ou seja, usar colírios de corticoides dificilmente causarão efeitos colaterais sistêmicos.
Fonte: Médico de Olhos