24 de abr de 2025

Imagem

O assunto começou a entrar na mídia depois que a vice Miss Brasil 2013, Janaína Barcelos de 25 anos, foi diagnosticada como portadora da doença.

A Retinose Pigmentar ou Retinose Pigmentosa é um erro genético na formação do DNA e é o responsável pela perda gradual da visão. O problema acontece na retina, a 'lente' que capta luz no olho. Ela é composta por células fotoconversoras, chamadas cones e bastonetes. As primeiras são responsáveis pela visão de detalhes (usada para leitura, por exemplo) e as últimas, pela visão de navegação. Nas pessoas com retinose pigmentar, essas células morrem gradualmente, o que leva à perda da visão.

Como na maioria dos casos, a doença na Miss foi descoberta aos 23 anos após consultar um médico, por justamente sempre ter tido problemas como: não enxergar o que está a sua frente ou ter a visão muito debilitada a noite.

Este tipo de doença tem origem hereditária. O diagnóstico é feito pelo médico oftalmologista, através do exame de fundo de olho, no qual o profissional consegue identificar a presença de pequenos pontos escurecidos na retina, denominados “espículas ósseas”. Também é comum a presença de palidez do nervo óptico e a diminuição dos vasos que nutrem a retina.

Até o momento, ainda não há um tratamento específico para a Retinose Pigmentar. Todavia, aparentemente o futuro é promissor, pois estão sendo realizadas pesquisas com terapia genética e uso de células-tronco, sendo que estas possivelmente poderão frear o processo de degeneração das células retinianas e até reverter o quadro já instalado. Os resultados obtidos até o momento são positivos, porém ainda não estão disponíveis para serem usados em pacientes.

Existe uma medida que ajuda a retardar a evolução da doença, que é a suplementação de vitamina A em elevadas doses, embora isso ainda não seja consenso entre os pesquisadores da área. No entanto, o uso excessivo da vitamina pode acarretar outras doenças, por isso é importante ser sempre diagnosticado e medicado por um especialista.

 

 

 

Fonte: Portal HOSP