Apesar de o Astigmatismo surgir de forma hereditária, essa doença que atinge os olhos e acontece por conta da irregularidade da córnea, pode vir a desaparecer.
Quando a córnea é normal, ela é redonda e lisa, mas os pacientes que sofrem de Astigmatismo possuem a córnea em formato mais oval, com isso, o paciente visualiza a imagem em vários focos e com a sensação de distorção e imagem borrada e estremecida.
Alguns alimentos como cenoura, batata doce e espinafres que são ricos em vitamina A, e pepino, amendoim que contém vitamina E, podem ajudar a retardar o problema. O grau do paciente também implica para que isso aconteça, graus muito baixos quando acompanhados por um oftalmologista podem desaparecer com o tempo e em crianças até os 6 anos de idade a probabilidade de cura é maior.
A cirurgia refrativa também pode ser uma opção para a correção deste problema. No entanto, o acompanhamento médico é primordial para que isso aconteça, pois diagnosticar o problema e não tomar providências corretas pode acarretar em consequências mais sérias.
Fonte: Portal HOSP