20 de Abr de 2024

Segundo a legislação, os motoristas brasileiros devem renovar a carteira de habilitação a cada cinco anos. A avaliação oftalmológica realizada para a carteira nacional de habilitação não inclui procedimentos que avaliem a saúde ocular. É apenas a constatação da acuidade visual, ou seja, "medir a visão em ambos os olhos". E mais da metade das pessoas só atualiza os óculos quando vai renovar a CNH e, pelo menos, 35% não tem estabilização da acuidade visual, índice que chega a 60% entre os mais jovens.

Mas como podemos perceber a necessidade de usar óculos ou lente ou até um colírio para lubrificar os olhos quando estamos dirigindo? Segundo orientações da Polícia Rodoviária Federal é importante que o motorista pare a cada duas horas de estrada para descansar, neste momento é preciso lavar o rosto, tanto para acordar como para lubrificar um pouco os olhos.

Só que antes de tudo, a avaliação oftalmológica regular é um hábito que necessita ser mais bem incorporado ao tradicional "check-up" anual. A detecção de patologias oculares que podem ser prevenidas ou evitadas traria benefícios de ordem pessoal e social.

A recomendação médica é passar por consulta oftálmica a cada dois anos para quem tem até 40 anos de idade e anualmente após os 40 anos, isto acontece porque além da vista cansada aumenta a probabilidade de surgirem doenças visuais relacionadas ao envelhecimento como glaucoma, catarata, entre outras.

Dados

Acidentes de trânsito são a segunda maior causa de morte violenta no Brasil. Respondem por mais de mil mortes ao dia de jovens com menos de 25 anos. Nos países ricos os motoristas predominam entre as vítimas de acidentes e nos mais pobres os pedestres, segundo dados da Organização das Nações Unidas.

Com relação aos condutores dos veículos envolvidos em acidente de trânsito, através de dados estatísticos no site www.atividadesrodoviarias.pro.br, na sua maioria (85%), são do sexo masculino, com tempo de habilitação entre 5 e 9, que se encontravam dirigindo entre 00h15 a 1h,  e que 1,3% apresentavam sintomas de embriagues. Cerca de 25% das vítimas fatais de acidentes de trânsito apresentam sinais de álcool no sangue. No que diz respeito à visão ao ingerir bebidas alcoólicas o motorista apresenta visão dupla, distorcida e fora de foco, aumentando ainda mais as chances de acidentes.

Dicas

- Usar lentes amarelas durante a noite para reduzir o ofuscamento

- Manter as lentes corretivas atualizadas

- Dar preferência a lentes anti-reflexo e polarizadas

- Usar Lentes com proteção UV para prevenir a catarata

Fonte: Dr. Visão