19 de Mai de 2024
Exposição diária e por muito tempo aos eletrônicos pode causar dores de cabeça, ardência nos olhos e cansaço nas vistas.

Os eletrônicos móveis e fixos tomaram conta do mercado e estão cada vez mais ganhando adeptos. Há quem diga que é praticamente impossível viver sem o computador, notebooks, netbooks, videogames portáteis, tablets, smartphones, enfim, o mundo digital já é presente e tende a se superar a medida que novas tendências vão aparecendo no mercado. Mas, o que pouca gente sabe é que ficar durante muito tempo em frente à tela desses eletrônicos, faz mal para os olhos. Por quê? O médico Marcelo Campos explica que a exposição diária e por muito tempo a esses aparelhos podem causar dores de cabeça, ardência nos olhos e cansaço nas vistas. “O problema é que querendo ou não, quando estamos em frente aos dispositivos móveis ou até computador, por exemplo, forçamos as vistas para que o foco seja o melhor possível para vermos. Quanto menor for à tela do dispositivo, maior o esforço visual”, disse Marcelo Campos.

A vista cansada também é chamada de Presbiopia que nada mais é que a perda da acomodação visual relacionada à idade. “Com o passar dos anos acontece à elasticidade dos músculos ciliares diminui e a pessoa passa a ter dificuldade de alterar o foco de uma distância para outra e a ler embaçado”,acrescenta o médico.

Recentemente a equipe de pesquisa conduzida pelo professor de Optometria e de Oftalmologia da Universidade da Califórnia, em Berkeley, Martin S. Banks, realizou experimentos com 24 adultos e revelou que em especial os smartphones causam desconforto visual no usuário por causa da distância de visualização e a direção do conflito. “Não é de se estranhar, afinal, até lá é fonte de luz refletora e exige que a pessoa force a vista. Assistir filme por esse sistema complica ainda mais por que a concentração para ter o melhor foco da imagem exige mais dos olhos, por isso, vez por outra, vêm às dores de cabeça", esclarece Campos.

Já o Instituto Nacional de Saúde e Segurança Ocupacional dos Estados Unidos revelou que um número crescente de americanos tem procurado os consultórios com queixas típicas da síndrome da visão do computador. Este sintoma atinge 90% das pessoas que passam mais de três horas por dia em frente ao computador que passam a sentir além de dores de cabeça, vista embaçada, cansaço ocular, é também acometido com dores musculares, em especial no pescoço.

Mecanismos de ajuda

Seja o aparelho eletrônico que for - a dica do doutor Marcelo Campos é nunca usá-lo com as luzes apagadas ou em ambientes escuros, pois isso forçaria ainda mais a visão. “Quanto mais iluminado estiver o ambiente, melhor. Outra saída é utilizar a função 'zoom' para aumentar as letras, caso o aparelho ofereça esse subterfúgio e fazer pausas para que não haja o ressecamento da vista. A pausa induz a pessoa a piscar mais vezes os olhos”, finaliza Campos. 








Fonte: Portal JorNow