19 de Mai de 2024
Uso irregular de óculos escuros também influencia o processo e pode levar a cegueira parcial da visão

A exposição prolongada dos olhos ao sol, sem proteção adequada, pode aumentar em 50% as chances de desenvolver problemas oculares como catarata (opacificação do cristalino), retinopatia e a degeneração macular relacionada à idade (DMRI). Como os efeitos nocivos dos raios solares são acumulativos, os danos a visão geralmente só são percebidos com o passar dos anos, acarretando grandes perdas após a sexta década de vida.

"As radiações UVA e UVB, emitidas pelo sol, podem causar prejuízos irreversíveis à visão, por isso, da mesma maneira que cuidamos da pele, devemos tornar algumas medidas diárias de proteção para os nossos olhos",
alerta a médica Cinthia Arantes.

Colírios para melhoras a lubrificação e óculos escuros podem ser alternativas para escapar dos perigos solares, mas devem seguir alguns critérios para não acarretar efeitos contrários. "É preciso consultar um profissional antes de adquirir qualquer produto relacionado à saúde dos olhos, principalmente quando já existe algum tipo de problema clínico", revela a médica.

No caso dos óculos sem proteção, a especialista afirma que o uso pode acarretar problemas futuros ou agravar patologias já existentes. "Os olhos possuem mecanismos próprios para minimizar a entrada de luz, como a miose (contração das pupilas), que proporciona o fechamento parcial das pálpebras quando há contato com a claridade. Os óculos escuros funcionam como filtros que vetam a entrada dos raios ultravioletas e quando não possuem proteção, apenas camuflam a proteção, deixando os olhos mais expostos aos raios nocivos. Ou seja, ao invés de proteger podem potencializar os danos causados pelo sol", explica a especialista.

Cinthia ressalta que quanto mais cedo os cuidados começarem, menos problemas surgirão na velhice. "É importante dar uma atenção especial as crianças, pois elas têm uma sensibilidade ainda maior à claridade em excesso. É fundamental não expor diretamente estas crianças ao sol. Um chapeuzinho ou boné são excelentes dicas para quem quiser levar os pequenos para passear", garante.








Fonte: Assessoria de Comunicação ICB Oftalmologia