11 de Dez de 2017

Óculos de sol não são apenas um acessório de moda. Eles são uma importante proteção para os olhos contra os raios nocivos do sol. É importante saber que tipo de luz protege os olhos e que tipo de luz não é necessariamente prejudicial. Aqui estão algumas dicas para escolher corretamente os óculos de sol.

Dr.RMurillo

1 - Atualmente existe uma grande variedade de óculos escuros. Qual seria a melhor escolha entre tantas opções?

Escolha óculos que bloqueiam 99 por cento dos raios ultravioletas (UV). Esta é a característica mais importante dos óculos de sol, e deve-se sempre escolher os óculos de sol que fornecam essa proteção. A exposição prolongada a radiação ultravioleta (UV) da luz do sol está ligada a várias doenças dos olhos, incluindo catarata e degeneração macular. Rótulos de alguns fabricantes dizem absorção UV até 400nm. Isto quer dizer que a absorção de UV de 100 por cento. Alguns óculos  fazem reivindicações adicionais para bloquear os raios infravermelhos, mas pesquisas não mostraram uma estreita ligação entre os raios infravermelhos e a doença ocular.

2 - Os preços também variam muito. Preço alto significa alta qualidade?

Não confie no preço. Muitos tipos de óculos de sol tem preços acessíveis e oferecem proteção UV de 99 a 100 por cento, assim não precisa gastar muito dinheiro em um par de óculos de sol.

3 - Quais são os fatores mais importantes na escolha de um óculos de sol?

Verifique a qualidade dos óculos. Além da proteção UV, também deve-se verificar a qualidade óptica das lentes. Pode-se facilmente testar a qualidade dos óculos de sol olhando para algo com um padrão retangular, como um piso de assoalho. Segure os óculos a uma distância confortável e cubra um olho. Mova os óculos lentamente de um lado para outro, depois para cima e para baixo. Se as linhas permanecerem em linha reta, as lentes estão ok. Se as linhas tremerem, especialmente no centro da lente, tente outro par.

4 - Quanto às lentes, quais são as mais indicadas?

Procure por lentes resistentes ao impacto. Nenhuma lente é verdadeiramente inquebrável, mas lentes de plástico são menos propensas a quebrar quando atingidas por uma bola ou pedra. Plásticos de policarbonato, utilizados em muitos óculos de sol esportivos, são especialmente fortes, mas riscam facilmente. Se comprar lentes de policarbonato, escolha aquelas com 
revestimento resistente.

5 - Muitos esportes são praticados ao ar livre, qual é o modelo mais indicado para estas atividades?

Use óculos de proteção ao invés de óculos de sol para atividades ao ar livre. Principalmente nas que oferecerem algum risco.

6 - E spbre as cores de lente? Alguma é mais adequada do que as outras?

Tonalidade e polarização da lente podem ser preferências pessoais. Não há nenhuma razão médica para recomendar uma tonalidade de lente sobre a outra. Da mesma forma, enquanto lentes polarizadas funcionam melhor para diminuir o "glare" (brilho, elas não bloqueiam qualquer luz UV mais prejudicial do que as lentes não-polarizadas.

7 - Os óculos escuros são indicados apenas para dias ensolarados?

Depois de comprar os óculos certos, certifique-se de usá-los, especialmente no verão quando os níveis de UV são pelo menos três vezes maiores do que no inverno.

Dr. Roberto Murillo Limongi é Professor afiliado de Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), Chefe do Setor de Plástica Ocular do CEROF- UFG e Secretário Geral da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Ocular.