22 de Nov de 2019

Entrevista com o oftalmologista Dr. Frederico Ferreira Arantes, formado pela PUC-Campinas. É também coordenador do serviço de oftalmologia da mesma instituição, tendo como principal área de interesse a cirurgia de catarata. Nesta matéria, publicada pelo Portal Idmed, o médico responde perguntas sobre os olhos vermelhos em crianças. Acompanhe.

olhos rosas ou vermelhos em crianças

- O que causa a vermelhidão nos olhos das crianças?

Muitas doenças podem levar à vermelhidão nos olhos das crianças. Entre as mais frequentes, estão: conjuntivites alérgicas e virais.

- É normal?

Embora algumas pessoas apresentem olhos discretamente mais avermelhados que outras, essa condição não é normal na grande maioria dos casos.

- É sinal de alguma doença ou problema grave?

Os olhos vermelhos não representam problemas graves na maioria das vezes, mas sempre devem ser avaliados por oftalmologistas.

- A quais sinais os pais devem ficar atentos?

Diminuição da visão, persistência dos sintomas por mais de duas semanas e dor ocular intensa são os principais sintomas de alerta.

- Qual é o tratamento para esse tipo de problema?

O tratamento para esse tipo de problema é tão variado quanto as causas do mesmo. Variam desde simples colírios lubrificantes até antibióticos e anti-inflamatórios potentes.

- A criança que leva muito a mão aos olhos pode deixar os olhos vermelhos ou rosados?

Sim, contudo, muito provavelmente, a causa da vermelhidão deve ser alguma doença e isso sim faz com que a criança leve as mãos aos olhos.

 

 

Fonte: Portal Idmed