27 de Jun de 2017

 alimentos

· Você sabia que pelo menos metade dos 40 milhões de cegos existentes no mundo poderiam ter salvado sua visão, se conhecessem as doenças, sintomas e situações que podem levar a cegueira?

· Na gravidez, para evitar problemas de visão, o mais importante é seguir corretamente o pré-natal. Doenças como rubéola e toxoplasmose, durante a gravidez, podem causar cegueira e problemas neurológicos na criança.

· Os bebês ou crianças que apresentarem mancha branca na menina dos olhos, muito lacrimejamento, olhos muito grandes, que não suportem claridade devem consultar com urgência o oftalmologista.

· 85% do nosso relacionamento com o ambiente é através da visão. Ao nascer a criança enxerga pouco e somente aos cinco anos de idade é que atinge a visão completa como do adulto. Por isto é muito importante que os problemas de visão sejam tratados até os seis anos, período que ainda estão em formação. Não existe uma idade para o início do uso de óculos, tanto pode ser muito cedo, como já na fase adulta.

· Está comprovado que 15% das crianças e quase todos adultos acima de 45 anos, precisam usar óculos.

· Os sintomas mais comuns na criança que precisa usar óculos são: dores de cabeça, mal-estar, franzir a testa para olhar à distância, aproximar-se muito de livros ou cadernos para ler, desinteresse por leitura.

· Se notar olho torto em criança, pode ser estrabismo, que quanto mais cedo tratado, melhor.

· O uso de qualquer colírio deve ser indicado por médico, pois existem vários tipos no mercado cada qual para um caso diferente. O uso excessivo do mesmo pode causar sérios problemas para os olhos.

· Pais que fumam nunca devem segurar seus filhos com o cigarro aceso, assim evitarão doenças causadas pela fumaça e queimaduras que atinjam o rosto e principalmente os olhos.

· Nos adultos os acidentes perfurantes oculares, ocorrem principalmente no trabalho ou no trânsito, já nas crianças ocorre em casa.

· O ambiente de trabalho deve ser iluminado, de preferência com luz branca, sem sombra.

· Se no trabalho você fica exposto à poeira, inseticidas, vapores ácidos, nunca deixe de usar óculos de proteção, há mais olhos perdidos em acidentes de trabalho do que braços e pernas.

· ATENÇÃO: cisco no olho pode ser muito mais perigoso do que se pensa, principalmente na menina dos olhos (pupila), estes casos são sempre de urgência. CUIDADO: O uso repetido de colírio anestésico pode levar à perda do olho.

· A Degeneração Senil da Mácula afeta a parte central da retina. Toda retina contribui para a visão nítida, que permite ver detalhes, portanto se sua vista ficar distorcida ou com mancha escura nos olhos, faça logo um exame ocular.

· Diabete é uma doença causada pelo aumento de açúcar no sangue e pode afetar várias partes do organismo. Os olhos podem ser atingidos com formação de catarata, hemorragias do fundo do olho, descolamento da retina e isto pode ser evitado ou diminuído com o controle da doença pelo oftalmologista.

· É errado afirmar que quem tem vista fraca não deve forçá-la. O esforço visual é muito importante para melhorar as condições dessa deficiência e desenvolvê-la.

· Nunca use colírios caseiros (leite, açúcar, limão ou chá).