Em estudo publicado no the Archives of Ophthalmology, pesquisadores demonstraram que a translocação da retina parece ser uma opção terapêutica promissora por estabilizar ou melhorar a visão em pacientes com degeneração macular exudativa relacionada a idade.
O estudo coordenado pelo Dr.karl Ulrich Bartz-Schmidt, da University Eye Clinic Tuebingen avaliou a evolução de 87 pacientes submetidos à retinotomia 360 graus e translocação macular. O propósito da translocação foi posicionar a fóvea sobre o epitélio retiniano pigmentar adjacente mais saudável.
Melhora significativa foi observada em 24 pacientes, enquanto resultados piores foram observados em 29. Uma tendência para melhora da acuidade visual foi vista nos 25 pacientes com neovascularização coroidal clássica e em 26 pacientes com hemorragias. Entre os 39 assuntos com neovascularização coroidal oculta( CNV), o grupo como um todo exibiu uma diminuição de 3 linhas ou mais.
Os autores atribuem estes resultados ao período pre-operatório para deterioração aguda mais prolongado naqueles com oculto CNV.Os autores notaram uma taxa elevada de complicações pós-cirúrgicas, com 25
pacientes requerendo um procedimento secundário devido a vitreoretinopatia proliferativa.
Eles concluem que assim como a técnica cirúrgica se tornou mais refinada, resultados visuais devem melhorar.