Dia 16 de julho, sábado, acontece no Hospital Universitário São José, em Belo Horizonte, a campanha "Viver - Porque Ver é Viver". A iniciativa tem o objetivo de conscientizar a população sobre as principais doenças da visão que acometem as pessoas acima de 50 anos, diagnosticá-las e alertar que os sintomas dessas doenças não fazem parte do processo natural do envelhecimento.
Na ocasião, profissionais da saúde distribuirão cartilhas informativas sobre a saúde da visão, esclarecerão dúvidas sobre as principais doenças e realizarão exames gratuitos de diagnóstico da degeneração macular relacionada à idade (DMRI), catarata e glaucoma. Realizada pela Novartis, a campanha conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, da Sociedade Brasileira de Retina e Vítreo e do Grupo Retina Brasil. Em Belo Horizonte, conta com a parceria do Hospital Universitário São José.
A degeneração macular relacionada à idade (DMRI), a retinopatia diabética, a catarata e o glaucoma estão entre as principais doenças da visão. Juntas, elas atingem cerca de 10 milhões de brasileiros, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Ainda de acordo com o CBO, a DMRI é a principal causa de
cegueira em pessoas acima de 60 anos de idade.
A doença compromete a mácula, responsável pela visão detalhada, e produz uma mancha que prejudica a visão central. Para evitar danos irreversíveis causados por essas e outras enfermidades, as sociedades médicas recomendam que a população acima de 50 anos consulte anualmente um oftalmologista ou retinólogo - médico especialista em doenças da retina.
Serviço: Campanha "Viver - Porque Ver é Viver"
Data: 16 de julho de 2011
Horário: a partir das 9h
Local: Hospital Universitário São José - HUSJ
Endereço: Rua Aimorés, 2.896 - Santo Agostinho
Importante: a quantidade de exames é limitada a 200 atendimentos e pessoas com 50 anos ou mais. Os interessados deverão fazer agendamento prévio por telefone. É necessário levar carteira de identidade (RG)
Agendamento: deve ser realizado junto ao Grupo Retina Minas pelo site www.retinaminas.orgou pelo telefone (31) 9308-8402, das 9h às 17h
Fonte: Opticanet