A cola de fibrina reduz significativamente a recorrência do Pterígio, sem aumentar as complicações pós-cirúgicas na conjuntiva, diz estudo realizados nos Estados Unidos.

"Os oftalmologista devem considerar o uso da cola de fibrina na cirurgia de Pterígio para obter melhores resultados. Uma pesquisa adicional deve ser realizada para uma análise mais profunda sobre os custos da cola de fibrina, para torná-la mais acessível financeiramente para os pacientes", afirmam os autores da pesquisa.

A pesquisa incluiu 366 olhos de 342 indivíduos de sete diferentes estudos. os experimentos foram realizados por meio das instiruições Medline, EMBASE, Web of Science, Cochrane Central Register of Controlled Trials e Google Scholar.

Comparado com o método da sutura, a cola de fibrina era mais eficaz em reduziu a recorrencia da doença, e não mostrou nenhuma complicação pós-cirúrgica significativa. A cola de fibrina também apresentou uma redução no tempo de cirurgia, com uma diferença de 17.61 minutos quando comparado com a sutura.

A transmissão de agentes infecciosos não foi relatada com o uso da cola de fibrina, mas os autores afirmaram que o risco não deve ser descartado.









Fonte: Portal OSN